Natura alerta sobre sintomas iniciais de doenças neurodegenerativas com teste olfativo

Com fragrâncias inusitadas como queijo e bacon, o projeto une experiência sensorial e questionário para identificar possíveis alterações no olfato, encaminhando casos suspeitos a um diagnóstico digital conduzido pela NoAr Health em parceria com prefeituras

A Natura, gigante brasileira do setor de cosméticos, está transformando suas tradicionais revistas em uma plataforma de saúde e bem-estar. A empresa vai disponibilizar um teste olfativo inovador que pode ajudar a identificar os primeiros sintomas de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, em sua vasta rede de Consultoras de Beleza e consumidores.

Estudos científicos indicam que a perda ou alteração do olfato é um dos sinais mais precoces de doenças neurodegenerativas, podendo surgir anos antes de sintomas mais evidentes, como a perda de memória ou problemas motores.

Apesar dessa importância, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas 10% dos casos são diagnosticados, e cerca de 70% dos pacientes são mulheres.

“Pesquisas demonstram que, quando descobertas com bastante antecedência, algumas doenças neurodegenerativas podem ser postergadas, prevenidas e aumentar as chances de desenvolver uma cura”, afirma Gustavo Vale, neurocientista da Natura.

Piloto em Minas Gerais e expansão nacional

O teste olfativo é uma iniciativa pioneira, desenvolvida em parceria com a agência Africa Creative, e será implementado como um projeto piloto nos próximos meses em Minas Gerais. A expectativa é que aproximadamente 20 mil Consultoras de Beleza sejam impactadas somente neste estado. O objetivo é expandir o projeto para as revistas da marca em todo o país, alcançando um público ainda maior.

“A Revista Natura chega hoje a mais de 1,6 milhão de Consultoras em todo o país, e estimamos que cada edição passa pelas mãos de 10 a 30 mulheres. Imagine o potencial que temos de oferecer a elas uma oportunidade real de cuidar da saúde e do bem-estar”, comenta Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing e líder de pesquisa e desenvolvimento da Natura e Avon.

Teste e o encaminhamento para diagnóstico

O teste olfativo, que desafia as expectativas de uma revista de perfumaria, apresenta 20 fragrâncias inesperadas, como queijo, naftalina e bacon. Ele é combinado a um questionário de 20 perguntas que visa despertar a atenção das consumidoras e Consultoras para sua percepção de cheiros. Se os resultados indicarem alterações na percepção olfativa, a recomendação é observar a frequência desses sintomas. Em caso positivo, as participantes serão encaminhadas para um diagnóstico mais completo, conduzido pela NoAr Health em colaboração com as prefeituras locais.

O diagnóstico será realizado por meio de uma tecnologia 100% digital e automatizada, que combina testes olfativos e cognitivos. Essa etapa acontecerá em espaços públicos, com potencial para ser integrada às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), visando ampliar o acesso e apoiar as equipes de saúde da região.

Este projeto piloto é uma parceria estratégica entre a Natura, o Instituto NoAr e a NoAr Health, uma healthtech especializada na implementação de dispositivos médicos e baterias de testes para a identificação precoce de doenças neurodegenerativas. A NoAr Health também atua na formação de agentes de saúde e na implementação de tecnologia de ponta em unidades de saúde por todo o Brasil.

Fotos: Divulgação

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