
Merck leva Casa da Esclerose Múltipla ao Museu Catavento
Nos dias 22 e 23 de agosto, a farmacêutica Merck, em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, leva ao Museu Catavento, no centro de São Paulo, a Casa da Esclerose Múltipla, uma iniciativa que busca ampliar a conscientização sobre a doença neurológica por meio de experiências sensoriais que colocam o público no lugar de quem convive com a enfermidade.

A proposta traz ambientes imersivos e interativos que simulam sintomas comuns da Esclerose Múltipla, como visão turva, falta de equilíbrio, tremores, fadiga e perda de coordenação motora. No espaço, os visitantes poderão explorar três áreas temáticas:
- Sala de Estar: simula alterações visuais e motoras com óculos especiais e luvas que reproduzem tremores;
- Banheiro: recria desafios de equilíbrio e fadiga por meio de uma base giratória, calor e pesos;
- Cozinha: propõe atividades de coordenação fina, como montar quebra-cabeças e transportar objetos em meio a obstáculos.
A iniciativa também busca reduzir o tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico. Um estudo realizado pela empresa em parceria com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) revelou que, no Brasil, esse intervalo chega a cinco anos em média. As queixas mais relatadas no início da doença são dificuldade para andar (29,2%), tontura (23,1%) e fraqueza muscular (20,6%).
“Infelizmente, ainda é comum que pacientes convivam por longos períodos com sintomas aparentemente não relacionados, sem diagnóstico preciso ou tratamento, enfrentando limitações que podem ser temporárias ou permanentes. A Casa da EM aproxima a população dessa realidade de forma sensível e informativa, além de auxiliar na capacitação de profissionais de saúde, possibilitando o diagnóstico e tratamento e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, afirma a Dra. Maria Augusta Bernardini, diretora médica da Merck para América Latina e Brasil.
A Casa da Esclerose Múltipla é itinerante e percorre diferentes cidades em agosto. O circuito começou em Santos, no dia 16, chega ao Museu Catavento em São Paulo nos dias 22 e 23 e encerra em Brasília, no Parque da Cidade, no dia 30. Todas as experiências são gratuitas e abertas ao público.
Foto: Divulgação