Máquinas de chiclete: veja 14 ativações que utilizaram este objeto nostálgico!

Com a popularidade da nostalgia em campanhas, as marcas têm introduzido as máquinas de chicletes em suas ações de live marketing.

Máquinas de chiclete: veja 14 ativações que utilizaram este objeto nostálgico!

Lembre-se da alegria simples de inserir uma moeda em uma máquina de chicletes e pegar seu prêmio? Com a popularidade da nostalgia, não é surpresa que as marcas têm introduzido essas máquinas em suas ações de live marketing. Assim, o intuito da marca é de aumentar o engajamento dos fãs, o compartilhamento nas redes sociais e a distribuição de brindes.

Alguns exemplos de ações nostálgicas com máquinas de chiclete

Em 2018, por exemplo, o Google fez sucesso na CES com suas máquinas de chicletes de 20 pés de altura ativadas por voz. Elas estavam então estrategicamente posicionadas em Las Vegas. Os consumidores podiam interagir com a máquina fazendo uma pergunta, o que acionava a liberação de um chiclete gigante. Além de brindes e cartões-presente da Google.

Além disso, a Adidas adotou uma dessas ações na ComplexCon no mesmo ano. A marca colocou então nove máquinas de chicletes da marca no centro de convenções.

Outra ideia divertida? Em 2012, a Baked by Melissa introduziu uma máquina de chicletes de seis pés de altura. A ação distribuía os bolinhos pequenos característicos da empresa.

Assim, a tendência inspirada em máquinas de chicletes não mostra sinais de desaceleração. Isso porque fez aparição em ativações mais recentes do YouTube, Pandora, BÉIS, AT&T e outras surgindo nos últimos anos. Veja abaixo 14 delas:

Pandora

No outono de 2023, para celebrar sua coleção de diamantes cultivados em laboratório, a Pandora contratou a agência criativa CNC. O intuito era criar uma experiência envolvente e gamificada nas lojas da marca em Herald Square e SoHo, em Nova York. Projetado para promover a coleção e educar os consumidores sobre o valor de comprar um diamante cultivado em laboratório da Pandora, todos cultivados, cortados e polidos usando apenas energia renovável, o evento levou os convidados a uma jornada educacional por estações de diamantes Pandora. Ao visitar as várias áreas, os convidados recebiam um carimbo em um “passaporte Pandora” personalizado. Depois de receber carimbos em cada parada, os convidados ganhavam uma ficha para usar em uma máquina de chicletes gigante cor-de-rosa, que entregava produtos Pandora. Os participantes também receberam um agrado de algodão doce para encerrar a experiência.

Youtube

O YouTube ofereceu duas ativações para os consumidores fora do centro de convenções na VidCon em 2022, ambas produzidas pela MAS. Uma foi uma abordagem lúdica de um drive-thru para o YouTube Shorts, onde os convidados entravam em um passeio ao estilo de um parque de diversões por meio de carrinhos de golfe personalizados que os levavam a uma jornada para aprender sobre o YouTube Shorts, filmar um vídeo curto em tempo real e se refrescar com um slushie gelado.

Mas a segunda ativação foi a verdadeira estrela: uma máquina de chicletes de 12 metros de altura para promover o popular YouTuber MrBeast e seus produtos Feastables de lanches. Os fãs podiam inserir uma moeda de ouro gigante, girar a máquina e assistir a um enorme chiclete amarelo rolar pela calha. Os convidados então abriam seus chicletes para receber prêmios. E em um momento de surpresa e alegria, como parte de sua campanha Wheel of Wins, o próprio MrBeast também fez uma aparição e presenteou um vencedor com um Tesla.

BÉIS

A marca de acessórios para viagem BÉIS, lançada em 2018 com a ideia de que todo viajante pode viajar com estilo sem gastar muito, para sua primeira ativação experiencial, que apareceu em Los Angeles em 2022, um tema de motel parecia apropriado. O espaço da marca BÉIS, com 270 pés quadrados, criado em parceria com a agência criativa MKG, era uma pop-up com a marca BÉIS em todos os lugares. Um toque divertido e temático? Uma máquina de chicletes cheia de chicletes brancos e pretos, onde os convidados podiam girar para ganhar. Se recebessem um chiclete preto, podiam escolher um pequeno produto de sua preferência para levar para casa.

Para celebrar o lançamento da primeira grande campanha exclusiva do Bumble no Canadá em 2019, a marca realizou um evento de Dia dos Namorados em Toronto que convidou os usuários a se misturarem e participarem de jogos de quebra-gelo com a marca. O evento contou com máquinas de doces amarelas que distribuíam quebras-gelo, sugerindo linhas para os participantes se precisassem de ajuda para iniciar uma conversa com outro participante.

AT&T e NBA

A AT&T, em parceria com a NBA, contratou a atriz Issa Rae para mostrar apreço por seus clientes antes dos playoffs da NBA em abril de 2023. A pop-up, uma experiência de 6 metros inspirada em máquinas de chicletes no The Grove em Los Angeles, deu aos clientes da AT&T a chance de ganhar ingressos para as finais da conferência da NBA, junto com outros prêmios, incluindo bolas de basquete autografadas por jogadores da NBA, dispositivos Google Pixel e muito mais. (Os vencedores das bolas de basquete com a marca AT&T 5G ganharam incríveis $5.000.) Os clientes da AT&T escanearam um código QR de seus telefones, liberando uma bola de basquete colorida que correspondia a uma determinada categoria de prêmios.

Esta é uma seleção de algumas ativações envolvendo máquinas de chicletes em eventos nos últimos anos.

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