L’Oréal Brasil celebra formatura da segunda turma do programa “Beleza Mais Diversa”

Programa de potencialização de carreira para criadores conteúdo negros e pessoas com deficiência (PCD) celebrou a formação de mais de 40 creators e reforçou o compromisso da companhia com a representatividade diversa

No dia 17 de novembro, o Grupo L’Oréal Brasil realizou, em parceria com YouPix, TikTok, MOVER e Reis, a formatura da segunda turma do Beleza Mais Diversa, iniciativa que apoia a profissionalização de criadores de conteúdo negros e pessoas com deficiência (PCDs).

Criado em 2024, o programa se baseia em três pilares — educação, ferramentas e visibilidade — e tem como objetivo fortalecer a presença de grupos sub-representados na economia criativa.

A edição 2025 do Beleza Mais Diversa registrou ampla representatividade em diferentes regiões, gêneros e faixas etárias, além de uma versão online que atingiu um marco expressivo: 38 mil inscritos.

Durante a cerimônia, estiveram presentes Marcelo Zimet, CEO da L’Oréal Brasil, instituições parceiras e influenciadores que atuaram como mentores, entre eles Dan Mendes (@danmendesoficial), Nathalia Santos (@nathaliasantos) e Amanda Mendes (@todacrespa).

Os formandos celebraram resultados sólidos, alcançando um aumento de engajamento 4,8 vezes maior em relação ao início do programa — reflexo direto da formação prática e do acompanhamento especializado.

Para Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão para Advocacy do Grupo L’Oréal no Brasil e líder do programa, a iniciativa é fundamental para transformar o cenário do mercado de creators no país.

“Vivemos em um país onde a maioria se identifica como preta ou parda, mas isso não se reflete entre os influenciadores. Como líder de beleza, temos o papel de contribuir para essa mudança e representar a pluralidade do Brasil. O Beleza Mais Diversa nasceu para aumentar a diversidade entre os creators e fortalecer novas vozes”, destacou.

O programa surgiu a partir de dados levantados pela Think Etnus, que mostraram que 33% das pessoas negras no Brasil não têm referência de beleza, e outros 30% se inspiram em influenciadores digitais. Contudo, mesmo com 56% da população identificada como preta ou parda, 66% dos criadores de conteúdo no país se autodeclaram brancos. Em 2025, a iniciativa passou a incluir também pessoas com deficiência, ampliando seu impacto social.

“A segunda edição do Beleza Mais Diversa, que tem o MOVER como parceiro, reforça nosso compromisso de ampliar oportunidades e impulsionar a representatividade na creator economy, conectando talentos e fortalecendo uma indústria da beleza mais diversa e representativa”, ressalta Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER.

Com diversidade como um de seus pilares centrais, a L’Oréal Brasil mantém 50% de seus influenciadores compostos por grupos sub-representados. Assim como na primeira edição, a meta é que ao menos 70% dos criadores formados sejam contratados por alguma das marcas do grupo no país.

As parcerias com organizações como MOVER e REIS também buscam incentivar outras empresas a acompanharem esse movimento de transformação.

“A economia criativa nasce da conexão e do sentimento de pertencimento. Para isso, os consumidores precisam se ver representados. A diversidade é essencial nesse processo”, concluiu Márcia Silveira.

Foto: Divulgação

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