Live marketing: Porque quem sabe faz ao vivo
O live marketing é um tipo de comunicação baseada na promoção da interatividade do consumidor com a marca, produto ou serviço.
Também conhecido como “mídia ao vivo”, o live marketing se tornou tendência em todo o planeta. E é fundamental para se para falar com o esse novo consumidor, 24 horas por dia conectado, e fisgá-lo em meio às milhares de informações com as quais ele lida diariamente.
E onde posso aplicar o live marketing?
Essas experiências sensoriais podem acontecer dentro ou fora do universo digital. E neste artigo vamos apresentar algumas delas:
Concursos on-line também são live marketing
Sim. Nas redes sociais, os concursos podem ser uma excelente forma de interagir com os consumidores e gerar o engajamento deles. Muitos adoram um desafio. E quem não gosta de ganhar um prêmio?
Não precisa ser nada complicado não. Um concurso cultural é uma boa pedida! Só esteja atento às regras da Caixa Econômica para a realização de concursos e sorteios e também às políticas de uso das próprias redes sociais.
O Facebook, por exemplo, anda cada vez mais rigoroso quanto àquelas promoções em que você tem de marcar um milhão de amigos no post para concorrer.
No ponto de venda também dá para desenvolver live marketing
Claro! E você pode começar mudando a ambientação da sua loja, tornando a circulação pelo espaço mais intuitiva e prazerosa. Oriente sutilmente o seu consumidor sobre por onde ele deve ir, de acordo com a sua estratégia de vendas.
Cores, cheiros e texturas também costumam fazer toda a diferença. E atividades que incentivem a experimentação do que você vende.
Outra coisa que dá muito certo é criar promoções de acordo com o movimento da loja. Exemplo: uma superoferta na hora em que ela está mais vazia, para ganhar o cliente que está lá dentro.
Motivar a equipe, fazê-la vestir a camisa é legal
Fazer parcerias entre lojas não concorrentes, para gerar público de uma para outra, isso também é live marketing. Há ainda as promoções casadas, os famosos “combos”, do tipo compre esse e leve mais este.
Eles são ótimos para que o cliente conheça um segundo produto ou serviço que você tem, através de outro que ele já conhece. Todo cuidado com o Código de Defesa do Consumidor.
Ele proíbe a oferta de promoções casadas que não dão ao cliente a opção de levar só um produto ou o outro caso é fazer parcerias entre lojas não concorrentes, para gerar público de uma para outra, isso também é live marketing.
Há ainda as promoções casadas, os famosos “combos”, do tipo compre esse e leve mais este. Eles são ótimos para que o cliente conheça um segundo produto ou serviço que você tem, através de outro que ele já conhece.
Todo cuidado com o Código de Defesa do Consumidor. Ele proíbe a oferta de promoções casadas que não dão ao cliente a opção de levar só um produto ou o outro caso ele queira.
Em eventos o live marketing é tudo
O contato do cliente com a marca, dentro de um contexto significativo para ambos, contribui para aumentar o interesse dele por ela.
Seu produto tem tudo a ver com esporte? Marque presença em competições esportivas. Seu público gosta de música? Patrocine apresentações musicais e/ou desenvolva ações neles. Moda é a praia do seu cliente? Participe de desfiles!
Procure por eventos que sejam a cara da sua marca, ou organize os seus próprios eventos. Mas apareça!
Viu? Dá pra trazer o live marketing para dentro do seu negócio de muitas maneiras, e uma delas certamente vai caber no seu bolso. É só pesquisar.
Outra opção é procurar um profissional da área. Há gente especializada no assunto para analisar o que você faz e apresentar uma superproposta.
Uma terceira sugestão é você se aprofundar no assunto, estudar mesmo, e, a partir daí, criar suas próprias ações arrasadoras. É até divertido, sabia?
A essência do live marketing é ir onde o seu público está e fazer com que ele associe a sua marca às incríveis experiências dele vividas ao lado dela. Assim, dificilmente ele vai se esquecer de você.