
Liga Esportiva Nescau chega a São Paulo com recorde de participação
A etapa paulistana da tradicional Liga Esportiva Nescau atingiu um recorde de participação antes mesmo de começar. Marcado para 13 de setembro no Clube Esperia, o evento recebeu 4 mil inscrições de crianças e adolescentes em poucos dias, confirmando a força da competição que, em 2025, completa uma década na cidade.
Com um recorde de participação, São Paulo vai ser a sede da nona etapa da temporada deste ano do maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, pioneiro em integrar modalidades adaptadas e não adaptadas no mesmo espaço. Ao longo das oito etapas já realizadas em diferentes capitais e na parceria com o Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), mais de 33 mil jovens participaram das atividades.

“Finalizar as inscrições com um mês de antecedência mostra o impacto que a Liga tem na vida dos participantes. Há 10 anos promovemos inclusão, diversidade e aprendizado por meio do esporte”, destacou Anamaria Monte, gerente de experiência da marca Nescau.
A edição 2025 conta com 22 esportes, que, somados às versões adaptadas, chegam a 28 atividades. Entre as modalidades estão basquete, vôlei, futebol society, atletismo, judô, natação, skate e ginástica artística. Para pessoas com deficiência, serão oferecidas versões adaptadas de atletismo, judô, natação e basquete em cadeira de rodas.
Além das modalidades, o público pode participar de oficinas como slackline, foot table e cornhole, além de desafios como circuito chute ao gol, arremesso de três pontos no basquete e twister, todos também adaptados para inclusão.
Antes de São Paulo, a Liga já passou por Fortaleza, Maceió, Manaus, São Luís, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, além de integrar a programação do JEMG. Desde 2015, o projeto já impactou milhares de jovens de 7 a 17 anos, incentivando a convivência entre atletas com e sem deficiência e fortalecendo valores de respeito e igualdade.
As categorias vão do Kids (7 a 9 anos) ao Juvenil (16 e 17 anos), com oficinas e desafios também abertos a crianças a partir de 2018.
Fotos: Divulgação