Sobre o futuro da gestão de eventos

Verifique o apanhado desse estudo para um embasamento e construção de seus passos profissionais em busca da gestão de eventos de sucesso. 
Sobre o futuro da gestão de eventos

Skift Meeting, empresa americana especialista na indústria de entretenimento, lançou um relatório valioso para quem busca aprimorar sua gestão de eventos. O “Orchestrating Success: The Future of Leadership and Careers in Events” apresenta uma análise abrangente das mudanças no cenário da indústria de eventos e como os profissionais devem se preparar para conquistar espaço e evoluir em suas carreiras ao mesmo tempo que precisam acompanhar todas as tendências que pipocam diariamente em nossas timelines.

Texto por Sara Letícia Corrêa

Trouxemos um bom apanhado desse estudo para que você possa se embasar e construir seus próximos passos profissionais em busca da gestão de eventos de sucesso.

Atenção: A jornada profissional não é mais a mesma que conhecemos

Esse tópico fará muito sentido para você, profissional 30+, que desde sempre entende uma carreira bem sucedida como uma escada a ser subida degrau por degrau. Primeiro o estágio, depois a vaga de analista, em seguida uma supervisão e então chegar na gestão do evento e quem sabe depois uma aposentadoria?!

O avanço na carreira tornou-se uma eterna “aquisição de habilidades” onde os profissionais se aprimoram e aprendem de tudo um pouco, porém não para acumular funções e sim porque as softs skills desejadas do mercado também se tornaram ferramentas de experimentação, criatividade e autoconhecimento.

Além, é claro, do encontro do propósito pessoal.

Segundo o relatório a nova jornada consiste em:

1 – Aprender o Básico: isso envolve principalmente aprender conceitos e demonstrar a capacidade de colocar essas ideias em prática.

2 – Especialização: essa parte requer que um profissional busque caminhos para aquisição de conhecimento depois de ter alcançado o conhecimento básico.

3 – Gerenciamento Seletivo de Carreira: depois de alcançar a especialização no assunto, há um certo nível de domínio que permite aplicar esses conjuntos de habilidades a diferentes áreas, oferecendo muito mais seletividade na escolha de ONDE e COMO deseja trabalhar.

4 – Legado na Carreira: este é o estágio em que você atingiu a maturidade em sua carreira e pode retribuir por meio de mentoria, treinamento de liderança para outros, liderança de pensamento, voluntariado ou até mesmo apoio financeiro. É uma maneira de apoiar as carreiras dos outros oferecendo sua ajuda, conhecimento e liderança.

Vamos perder o emprego para a Inteligência Artificial?

Caso você tenha perdido as últimas notícias do mundo a inteligência artificial (IA) é um tema que frequentemente surge em discussões centradas em novas tecnologias e seu impacto em diversos segmentos. Com os eventos não seria diferente!

Profissionais experientes em eventos consideram ter anos de prática em eventos e sabem que dominam as habilidades interpessoais necessárias para o trabalho com clientes e fornecedores.

No entanto, ter um conhecimento prático de como a IA também pode ser aproveitada é uma vantagem para qualquer profissional. Ou seja, a resposta para a pergunta acima é não, nós não iremos perder nosso emprego se nos adaptarmos aos novos tempos.

Ferramentas como aliadas

A IA veio muito com o papel de agilizar tarefas que antes nos tomavam muito tempo.

Wordly é uma plataforma de tradução para eventos e conferências online.

A ferramenta oferece tradução de áudio quase instantânea e legendas de texto em mais de 40 idiomas, considerada uma maneira simples e econômica de melhorar a acessibilidade.

Habilidades pessoais são a nova tendência do mercado de trabalho

A capacidade de adquirir e demonstrar habilidades como experiência e bagagem profissional, sua rede e capacidade de networking, gerenciamento de crises e atendimento ao cliente são peças muito importantes, afinal isso é tudo o que a IA não consegue nos tirar.

As empresas estão buscando pessoas genuínas e autênticas e com essas habilidades. Foque nisso!

O que é ser um líder na gestão de eventos atual?

“A liderança é como qualquer outro músculo, constantemente precisa ser esticada e exercitada. Uma palavra-chave para mim em torno da boa liderança é ‘intencional’, pois exige foco, propósito e consistência. Uma das minhas citações favoritas de Denzel Washington se aplica à liderança, ‘Sem compromisso você nunca começará e sem consistência, você nunca terminará’. Deve ser uma coisa diária!” — Michael Dominguez, presidente e CEO da Associated Luxury Hotels International (ALHI)

Ser um líder na indústria de eventos, atualmente, pode ter sentidos diferentes de pessoa para pessoa.

Ser líder pode significar ajudar a impulsionar impactos significativos e positivos em pessoas ou organizações resultantes de uma experiência de evento memorável.

Também pode ser na luta da conscientização sobre igualdade de gênero, questões de diversidade e inclusão ou desafios de sustentabilidade.

Mas uma boa liderança na indústria de eventos não vai a lugar algum se não pudermos influenciar as outras indústrias ao nosso redor. A liderança é crucial para que toda a indústria mostre seu valor.

Quando os líderes de eventos falam a linguagem dos negócios, influenciam aqueles que estão sentados à mesa da diretoria.

Nosso mercado é o espelho do que os outros são. A responsabilidade sobre isso é enorme, mas as oportunidades de ditar tendências também são um dos fatores que impulsionam nosso setor e os profissionais que se dedicam diariamente.

Texto por Sara Letícia Corrêa

Foto: Unsplash

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.