Experiências imersivas: confira as tendências para o setor em 2024
De acordo com o “Anuário Brasileiro de Live Marketing”, em 2023, as experiências de marca tiveram um aumento. Assim, foi 16% a mais do que o ano de 2022. Em números, 100 bilhões de reais foram direcionados para o setor. Nesse sentido, Rodrigo Villaboim, publicitário, especialista em live marketing e sócio da agência .be comunica, afirma que a tendência para esse ano é aumentar ainda mais! O profissional defende que a preocupação genuína e acentuada com a sustentabilidade irá pautar experiências mais imersivas, além de conexões com marcas.
“O live marketing é um palco vibrante, onde as marcas podem revelar sua essência, valores, propósitos e diferenciais de maneira criativa, autêntica e impactante. Em 2024, observaremos tendências que ampliarão as possibilidades de criar experiências de marca incomparáveis, indo além dos limites físicos e envolvendo todos os sentidos do público”, explica Villaboim.
Villaboim estabeleceu, então, algumas tendências para o setor do live marketing no ano de 2024! Confira:
O uso de tecnologias
A realidade virtual (VR), a realidade aumentada (AR) e a realidade mista fazem parte de algo chamado realidade estendida (XR). Trata-se de uma ferramenta tecnológica ideal para a criação de de experiências imersivas. É por isso que em 2024, um aumento desse tipo de tecnologia no setor do live marketing poderá ser observado. Através dessas ferramentas, o público pode interagir e explorar os produtos ou serviços de determinada marca. Além disso, a AR contará com interações em tempo real. Assim, a interação com personagens, objetos e elementos digitais será possível.
A importância de adaptar e customizar em nome do público
Uma demanda extremamente relevante para o setor é a personalização, outra tendência para este ano. Trata-se, então, da adaptação e customização das interações ao vivo para suprir as preferências e comportamento do público. Assim, o intuito é fornecer informações, dicas e recomendações relevantes para cada indivíduo.
A sustentabilidade no live marketing
Como já comentado por Rodrigo Villaboim, a questão ética associada ao ESG vem emergindo. A tendência, então, é só aumentar. Dessa forma, em 2024, será comum a existência de eventos ecoconscientes, com estandes feitos de materiais para cenografia e construção sustentáveis ou, ao menos, de maneira responsável. O objetivo é contribuir para um futuro mais ecológico!
“O live marketing desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade. As marcas precisam demonstrar preocupação com o meio ambiente e a sociedade, adotando práticas responsáveis em seus eventos. Isso gera credibilidade, confiança e admiração do público, cada vez mais consciente e exigente”, continua Villaboim.
A gamificação
A interação digital também é um tópico em destaque para Villaboim. Assim, para 2024, a gamificação terá espaço como uma estratégia ideal para o envolvimento único do público com uma marca. É por isso que o profissional prevê uma alta dos desafios interativos, recompensas digitais e competições online.
“A gamificação é uma forma de estimular o engajamento, a aprendizagem e a motivação do público. Por meio de elementos lúdicos, como jogos, quizzes, rankings e prêmios, as marcas podem criar experiências divertidas, educativas e competitivas, gerando emoção, satisfação e lealdade. A gamificação também permite a coleta de dados e feedbacks para melhorar o relacionamento e a oferta de valor”.
O metaverso e as fronteiras
Nem só de espaço físico vive o Live Marketing. Experiências imersivas devem aproveitar do universo digital do metaverso. O objetivo é permitir que as marcas se conectem a públicos globais de maneira inovadora. Assim, no metaverso, é possível, ao usar avatares, dispositivos e plataformas, socializar, trabalhar e se divertir.
“O metaverso é uma tendência que vai revolucionar o live marketing em 2024. As marcas poderão criar eventos híbridos, combinando o presencial e o virtual, ampliando o alcance e a acessibilidade. Além disso, poderão explorar novas formas de expressão, criatividade e interação, criando experiências imersivas, personalizadas e colaborativas, que ultrapassam os limites físicos”.
Os cinco sentidos
O estímulo dos cinco sentidos nas experiências é essencial. É dessa forma que a marca garante sensações reais por parte do público. Assim, o uso de sons, aromas, sabores, texturas e cores é uma aposta para 2024.
Villaboim comenta: “O live marketing é uma forma de tocar o coração das pessoas, gerando emoções positivas e duradouras. Para isso, as marcas precisam criar experiências que envolvam o corpo e a alma do público, que façam com que ele se sinta parte da história, que ele se identifique com os valores e a missão da marca. As sensações vivas são a essência do live marketing, que busca criar laços afetivos e emocionais entre as marcas e seus consumidores”.
Diversidade e Acessibilidade
A diversidade e a acessibilidade não são apenas tendências, e sim práticas de cidadania essenciais e obrigatórias. É justamente por isso que, em 2024, o incentivo por esse tipo de prática aumentará. Assim, equipes diversas e acessibilidade em eventos são apenas algumas das atitudes ideais. Dessa forma, garante-se uma experiência plena à todos os públicos impactados.
“As marcas precisam respeitar e valorizar as diferenças de gênero, raça, etnia, orientação sexual, idade, religião, cultura, deficiência, entre outras. Além disso, precisam garantir que todos tenham acesso aos seus eventos, seja por meio de recursos físicos, tecnológicos e comunicacionais. A diversidade e a acessibilidade são pilares para a construção de eventos mais humanos, éticos e democráticos“, finaliza.