Eventos: Sincronia ou assincronia?

Eventos são encontros de comunidades. No passado recente, as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais.

Eventos são encontros de comunidades. No passado recente, as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais.

Neste momento pós-pandemia, a tecnologia está ampliando estas possibilidades e os acessos remotos e virtuais já são uma realidade para o setor de eventos.

Mas existe uma discussão entre os especialistas do setor que gostaria de explorar um pouco mais. Ante disso, preciso aprofundar os dois conceitos do título deste artigo:  Sincronia “São fenômenos/fatos/ações que ocorrem simultaneamente”, ou seja, um evento com mais de uma sala e as ações acontecendo ao mesmo tempo, mas em locais físicos separados, por exemplo.

Assincronia é “Quando não existe simultaneidade”, ou seja, as ações não acontecem ao mesmo tempo.

Um evento com uma sala cheia de participantes que assiste a um conteúdo pré-gravado por exemplo. O “ao vivo” é o diferencial….

Se colocarmos estes conceitos no mundo dos eventos  vemos que não estamos falando de nenhuma novidade ou inovação. Uma partida de futebol é síncrona, e, portanto, pode ser caracterizada como um evento híbrido.

Uma convenção de vendas em um hotel com um depoimento do CEO pré-gravado e acontecendo na abertura do evento também é híbrido. Certo? Bom, na minha visão, não é um evento híbrido essa convenção de vendas.

Explico: Para ser considerado híbrido, o evento precisa ser considerado síncrono ou seja, temos duas audiências simultâneas, a presencial no local do evento e a virtual que está participando de forma remota.

A importância dos participantes presenciais e remotos em saberem que estão presenciando aquela ação ao mesmo tempo faz toda a diferença. Assistir ao vídeo de uma convenção de vendas que você não foi presencialmente é a mesma coisa que ter ido?

Absolutamente não!  A experiência, a imersão e os cinco sentidos humanos fazem toda a diferença não é mesmo? Então, a discussão sobre os eventos híbridos serem síncronos ou assíncronos é irrelevante?  Também não concordo com isso.

É relevante, e muito! Duas audiências significam dois roteiros e estímulos distintos. Dá mais trabalho. Mas se a audiência for única e as pessoas puderem acessar aos conteúdos no horário que for mais conveniente também é importante e se é menos trabalhoso e depende mais da tecnologia!

Complexo? Na minha opinião, os eventos de todos os formatos presenciais, que foram até proibidos de serem realizados durante a pandemia, perderam a oportunidade de evoluir com esta discussão sobre simultaneidade e assumirem o formato híbrido como uma ferramenta para ampliar as audiências.

Uma pena! Voltamos aos eventos que conhecíamos em 2019, ao invés de planejar e participar dos eventos de 2025. Voltar à “zona de conforto” é mais fácil e mais barato! Mas na minha opinião, essa “volta ao passado” não leva em consideração as expectativas das audiências que evoluíram, e muito, durante a pandemia. Simples assim!

Mas ainda dá tempo… O mundo muda e evolui, mas nós, Seres humanos, continuamos sendo gregários e os cinco sentidos continuam sendo a nossa forma de interação com os ambientes físicos. Mas a presença física não é mais a única forma de participar de um evento. O futuro é híbrido!

Se for síncrono, melhor e ideal, mas se for assíncrono, também é uma opção válida!

Para deixar claro #eventospresenciaisforever  #colaboracaoéanossapraia  #eventossaoseguros e o Live Marketing não é para os fracos….

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