Eventos: Sincronia ou assincronia?

Eventos são encontros de comunidades. No passado recente, as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais.
Eventos: Sincronia ou assincronia?

Eventos são encontros de comunidades. No passado recente, as comunidades se encontravam majoritariamente em ações presenciais.

Neste momento pós-pandemia, a tecnologia está ampliando estas possibilidades e os acessos remotos e virtuais já são uma realidade para o setor de eventos.

Mas existe uma discussão entre os especialistas do setor que gostaria de explorar um pouco mais. Ante disso, preciso aprofundar os dois conceitos do título deste artigo:  Sincronia “São fenômenos/fatos/ações que ocorrem simultaneamente”, ou seja, um evento com mais de uma sala e as ações acontecendo ao mesmo tempo, mas em locais físicos separados, por exemplo.

Assincronia é “Quando não existe simultaneidade”, ou seja, as ações não acontecem ao mesmo tempo.

Um evento com uma sala cheia de participantes que assiste a um conteúdo pré-gravado por exemplo. O “ao vivo” é o diferencial….

Se colocarmos estes conceitos no mundo dos eventos  vemos que não estamos falando de nenhuma novidade ou inovação. Uma partida de futebol é síncrona, e, portanto, pode ser caracterizada como um evento híbrido.

Uma convenção de vendas em um hotel com um depoimento do CEO pré-gravado e acontecendo na abertura do evento também é híbrido. Certo? Bom, na minha visão, não é um evento híbrido essa convenção de vendas.

Explico: Para ser considerado híbrido, o evento precisa ser considerado síncrono ou seja, temos duas audiências simultâneas, a presencial no local do evento e a virtual que está participando de forma remota.

A importância dos participantes presenciais e remotos em saberem que estão presenciando aquela ação ao mesmo tempo faz toda a diferença. Assistir ao vídeo de uma convenção de vendas que você não foi presencialmente é a mesma coisa que ter ido?

Absolutamente não!  A experiência, a imersão e os cinco sentidos humanos fazem toda a diferença não é mesmo? Então, a discussão sobre os eventos híbridos serem síncronos ou assíncronos é irrelevante?  Também não concordo com isso.

É relevante, e muito! Duas audiências significam dois roteiros e estímulos distintos. Dá mais trabalho. Mas se a audiência for única e as pessoas puderem acessar aos conteúdos no horário que for mais conveniente também é importante e se é menos trabalhoso e depende mais da tecnologia!

Complexo? Na minha opinião, os eventos de todos os formatos presenciais, que foram até proibidos de serem realizados durante a pandemia, perderam a oportunidade de evoluir com esta discussão sobre simultaneidade e assumirem o formato híbrido como uma ferramenta para ampliar as audiências.

Uma pena! Voltamos aos eventos que conhecíamos em 2019, ao invés de planejar e participar dos eventos de 2025. Voltar à “zona de conforto” é mais fácil e mais barato! Mas na minha opinião, essa “volta ao passado” não leva em consideração as expectativas das audiências que evoluíram, e muito, durante a pandemia. Simples assim!

Mas ainda dá tempo… O mundo muda e evolui, mas nós, Seres humanos, continuamos sendo gregários e os cinco sentidos continuam sendo a nossa forma de interação com os ambientes físicos. Mas a presença física não é mais a única forma de participar de um evento. O futuro é híbrido!

Se for síncrono, melhor e ideal, mas se for assíncrono, também é uma opção válida!

Para deixar claro #eventospresenciaisforever  #colaboracaoéanossapraia  #eventossaoseguros e o Live Marketing não é para os fracos….

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.