Brasil leva cerca de 40 marcas e destinos à Fitur 2026

O país desembarca na capital espanhola com uma agenda robusta de ativações, negócios e experiências pensadas para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros

O Brasil chega à Fitur 2026 com presença de peso e promessa de protagonismo no pavilhão internacional da feira, que ocorre de 21 a 25 de janeiro, em Madri. Sob coordenação da Embratur, o país desembarca na capital espanhola com uma agenda robusta de ativações, negócios e experiências pensadas para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros e aprofundar o relacionamento com o trade global.

Logo nas primeiras horas do evento, a delegação brasileira já movimenta os corredores da Ifema Madrid, que nesta edição reúne mais de 10 mil empresas de 161 países — sendo 111 com participação oficial, número 10% superior ao registrado em 2025. Ao todo, são 967 expositores principais, reforçando a Fitur como uma das maiores e mais estratégicas feiras de Turismo do mundo.

O estande do Brasil (3B08), no Pavilhão 3, foi desenhado para ser um dos pontos de maior fluxo do evento. Com proposta imersiva, o espaço combina experiências sensoriais, manifestações culturais e uma intensa agenda de reuniões de negócios, criando um ambiente favorável à geração de parcerias, investimentos e novos projetos. O conceito do novo estande traduz diversidade, criatividade e potência cultural como ativos competitivos do turismo brasileiro no cenário global.

A narrativa apresentada pela Embratur reforça um Brasil plural, com destinos de todas as regiões, companhias aéreas, operadoras, redes hoteleiras e marcas alinhadas à inovação, à sustentabilidade e à excelência na entrega de experiências.

“O Brasil vive um recorde histórico de turistas estrangeiros, resultado direto de uma estratégia que combina promoção qualificada, ampliação da conectividade aérea e valorização da experiência local. Estar na Fitur é abrir ainda mais portas para negócios e para um turismo que gera impacto positivo nas comunidades”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Experiência, tecnologia e hospitalidade

Entre as ativações previstas, a tecnologia de realidade virtual ganha espaço como ferramenta de encantamento. Óculos VR permitem que visitantes “viajem” por destinos como Amazônia, Pantanal, Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro. A gastronomia brasileira também integra a estratégia de hospitalidade, reforçando o papel da cultura como diferencial competitivo.

Com 315 m², o estande da Embratur recebe 29 coexpositores que representam as cinco regiões do país, reunindo destinos, companhias aéreas, operadoras receptivas, hotelaria e DMCs. Estão confirmados nomes como Visite São Paulo, Visit Iguassu, São Sebastião (SP), Rota Pantanal–Bonito (MS), Alagoas, Visit Pará, Rio de Janeiro, Visit Rio e São Luís do Maranhão, entre outros players estratégicos.

Alguns destinos e marcas brasileiras também optaram por presença independente, com estandes próprios. O Nordeste tem forte participação, com Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além de Paraná e Maricá (RJ), ampliando o alcance da representação nacional dentro da feira.

Estratégia alinhada ao Plano Brasis

Toda a participação brasileira na Fitur 2026 segue as diretrizes do Plano Brasis — Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, que posiciona o Brasil como um destino diverso, sustentável, inovador e emocionalmente conectado ao visitante internacional.

Outro pilar da estratégia é a plataforma Feel Brasil, que apresenta 101 experiências turísticas espalhadas pelas 27 Unidades da Federação. A iniciativa conecta operadores, agentes e turistas a vivências autênticas, sustentáveis e prontas para comercialização no mercado global.

“Brasil, it’s a vibe” e novos programas

A campanha internacional “Brasil, it’s a vibe” norteia as ações de comunicação, apostando no soft power brasileiro para mostrar que o país vai além da paisagem: é sensação, energia e conexão humana.

A Fitur 2026 também marca o lançamento do Brasil Travel Specialist (BTS) Rewards, programa internacional voltado a agentes e consultores de viagens que promovem o Brasil em seus mercados. Com o conceito “Viva o que você vende. Sinta o Brasil”, a iniciativa reconhece profissionais certificados que registrarem reservas qualificadas na plataforma BTS.

Conectividade em evidência

A conectividade aérea é outro destaque da presença brasileira na feira. O Nordeste ganha protagonismo após o anúncio de novas rotas diretas da Iberia ligando Madri a Fortaleza e Recife. Além disso, seguem fortalecidas as ligações entre Brasil e Europa com voos diretos a partir de Madri e Barcelona para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campinas, sem contar os hubs tradicionais de Lisboa e Porto.

Com uma combinação de experiências imersivas, estratégia de marca, negócios e conectividade, o Brasil transforma sua participação na Fitur 2026 em uma vitrine viva do turismo nacional — e deixa claro que quer ocupar, cada vez mais, o centro das decisões do mercado internacional.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.