O Boticário lança produto não comercializável para conscientizar

A marca investe em uma fragrância que reproduz o cheiro oficial da Baía de Guanabara para lançamento de projeto.
O Boticário lança produto não comercializável para conscientizar

A Abrelpe compartilhou o resultado de uma pesquisa que afirma que apenas 4% do lixo dos brasileiros é reciclado. Nesse sentido, o Boticário desenvolveu o Projeto Extinto, que alerta sobre e defende a importância da preservação ambiental e da gestão adequada de resíduos sólidos. O projeto conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza (FGB).

O início do projeto

Assim, a primeira fase do Projeto Extinto consistiu no lançamento de uma fragrância do odor original da Baía de Guanabara. Trata-se, então, da segunda maior baía do litoral brasileiro, com 380 km², que recebe 98 toneladas de lixo diariamente.

Apesar do lançamento, o produto não está disponível para compra. A fragância, cujo nome é Extinto, é uma edição limitada com o propósito de conscientizar. O Boticário visa alertar sobre o risco de degradação ambiental de áreas naturais devido à poluição e ao descarte inadequado de resíduos.

No índice de países nos quais a destinação dos resíduos recicláveis gerados anualmente, o Brasil ocupa uma baixa posição. Cerca de 1,1 milhão das 27,7 milhões do lixo reciclável têm seu descarte de forma correta. Além disso, países como Chile, Argentina e Turquia ocupam uma posição melhor, em comparação com o Brasil.

A potência do Boticário

É importante lembrar do Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta. Através dessa ação, o Boticário figura-se há 18 anos na gestão de de resíduos sólidos.

Através do alcance do Boticário, presente em 1650 municípios brasileiros, é possível amenizar a situação ambiental do país. No entanto, é necessário um chamado para que toda a sociedade se engaje. Só assim, e aliadas a outros agentes transformadores, é que as pessoas podem reduzir os impactos ambientais negativos.

“O Projeto Extinto parte de um conceito que defendemos em todas as nossas ações e comunicações: só existe beleza, se existir planeta. E o risco de que a Baía de Guanabara, que traz uma biodiversidade valiosíssima para a nossa existência, não se regenere por conta da poluição e geração de resíduos é real – e assustador. Por isso, queremos aproveitar nosso alcance, capilaridade e relação próxima com os nossos consumidores para dar cada vez mais visibilidade a temas relevantes para a agenda de ESG, reforçando o compromisso e papel da marca como agente transformador dessa realidade”, afirma Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

O desenvolvimento da fragrância

A produção da fragrância deu-se a partir da captação das amostras das moléculas aromáticas do ambiente. A técnica foi viabilizada a partir da tecnologia Headspace, pela qual os perfumistas da marca puderam identificar os odores originais da região, que, devido à devastação ambiental, não podem mais ser encontrados fora da área preservada.

A reprodução do cheiro não contou com o processo de extração de nenhuma matéria prima do local, e sim sintéticas. Além disso, o desenvolvimento e pesquisa da fragância durou cerca de 6 meses. O produto é vegano e feito 93% de ingredientes de origem natural, rastreáveis, orgânicos e de cadeia circular, além de uma baixa porcentagem de elementos sintéticos.

O futuro do Projeto Extinto

O Projeto Extinto terá continuidade em outros países ainda em 2024. Assim, a ação visa destacar paisagens ao redor do mundo ameaçadas pela poluição. A inspiração para as próximas fragrâncias serão a Calábria, na Europa; Ilha de Madagascar, na África; Nova Delhi, na Índia; e Camberra, na Oceania.

“A gestão de resíduos é uma preocupação global e, por isso, vamos promover esse debate em outros continentes, trabalhando para que a mensagem de urgência desta iniciativa, que nasce da preocupação genuína de O Boticário em contribuir para que os cheiros naturais nunca deixem de existir, seja mundialmente propagada”, acrescenta Marcela de Masi.

Por fim, vale lembrar qua a execução do produto visa apenas ampliar a visibilidade dos debates ambientais, sem qualquer objetivo de comercialização. A iniciativa reflete o compromisso contínuo de O Boticário com soluções que incentivem o consumo consciente, reciclagem e outras ações em prol da sustentabilidade global.

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