Bar flutuante da Heineken é feito no rio Pinheiros
A Heineken criou, em 2021, Green Your City. O intuito era então ressignificar espaços urbanos e cooperar na presença da sustentabilidade na construção de cidades. Assim, trata-se de uma plataforma com um projeto focado em cultura e sustentabilidade. Dessa forma, a intenção é de alinhar as metas de sustentabilidade da empresa às suas ações. Algumas delas já tiveram seu começo ao longo dessa missão. Como exemplo: a circularidade de vidro, copos reutilizáveis em festivais e implementação de microflorestas urbanas. Além de abastecimento de casas, restaurantes e ativações com energia renovável.
Planos da Heineken
Ao lado de órgãos governamentais e iniciativa privada, a Heineken virou uma das patrocinadoras do Parque Bruno Covas, em São Paulo, em 2021. Além de um calendário de eventos e ativações, desta vez, os olhares se voltam para o Rio Pinheiros. Assim, a marca traz o Floating Bar para convidar as pessoas a repensarem a importância da reocupação para transformar as cidades em que vivemos. Além disso, e principalmente, para trazer o Rio Pinheiros de volta para o foco das conversas.
“A agenda ESG está no centro da nossa estratégia de negócio e presente em todas as etapas da tomada de decisões. A proposta da plataforma Green Your City e todas as ações da marca Heineken de atuar por um futuro mais sustentável e ressignificar os espaços urbanos, conecta o propósito da companhia a uma conversa direta com o consumidor e ao convite para que juntos possamos sempre fazer mais e melhor, especialmente para uma região tão importante para a cidade como o entorno do Rio Pinheiros”, revela Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.
A operação do bar é sem fins lucrativos. Assim, todo o lucro terá reversão para ações que contribuam para a melhoria do rio e seu entorno. Em parceria então com a Fundação SOS Mata Atlântica.
“Contribuir para a construção de uma cidade mais verde e sustentável é uma demanda urgente da sociedade e nosso propósito como marca é ter um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental e, por meio de experiências e intervenções, fazer um convite à reflexão e a ocupação de espaços urbanos”, disse Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.
A ativação em si
Disponível para visitantes de sexta a domingo entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro das 16h às 22h, a estrutura de 400 metros quadrados tem capacidade para receber até 200 convidados de forma rotativa e tem o objetivo de movimentar a comunidade em torno do Rio Pinheiros.
O bar fez uma parceria com o renomado bartender Alê D´Agostino, que criou uma carta de drinques especiais feitos com cerveja Heineken em sua composição, cardápio de petiscos e, óbvio, o chope Heineken.
Os ingressos irão à venda toda quarta-feira às 17h em um site, que está disponível desde o dia 27 de setembro e que direciona o público para o Sympla, para visita de sexta à domingo daquela mesma semana. Após a liberação, o consumidor pode escolher o dia de visita conforme disponibilidade. Filas de espera também poderão ocorrer, dependendo da capacidade de atendimento no dia, no horário e no local. A abertura do site está sendo divulgada nas redes sociais da Heineken.
Trajeto até o local
É muito fácil chegar ao Floating Bar por transporte público (ônibus ou trem) e veículos particulares com entrada pelo Parque Bruno Covas. O bolsão fica dentro do parque, perto do portão de entrada e, logo adiante, o público encontra a Casa Conectada, espaço para fazer o cadastro do evento e desfrutar de uma Heineken 0.0.
O trajeto pode ser realizado a pé em uma ponte flutuante que liga os dois lados do rio, instalada exclusivamente para a iniciativa, mas quem preferir, pode esperar carros elétricos da Volkswagen, parceira neste projeto, que levam os visitantes até a balsa. Após transpor o pórtico, os consumidores acessam a área receptiva e se encaminham para a plataforma flutuante por uma passarela. No bar, os visitantes entram na balsa e vivenciam o fim de tarde, o pôr do sol e a noite, com cenários memoráveis, apreciados de um local novo, no meio do Rio Pinheiros.
A programação também conta com atrações selecionadas a partir do selo WME (Women’s Music Event), entre outros nomes parceiros Heineken que serão divulgados semanalmente.
Fotos: Helena Yoshioka