Banco do Brasil e WSL renovam parceria histórica por mais três temporadas

A renovação inclui a etapa brasileira do Challenger Series (CS), que passará a se chamar Banco do Brasil Saquarema Pro, apresentado por Corona Cero, e garante a continuidade do patrocínio para o Vivo Rio Pro, etapa do Championship Tour (CT), entre diversas outras ações

A World Surf League (WSL) e o Banco do Brasil anunciaram nesta semana a renovação de sua parceria histórica por mais três temporadas, solidificando o compromisso da instituição financeira com o surfe brasileiro, modalidade esportiva de grande destaque na última década no país. O acordo visa fortalecer o cenário do surfe nacional e apoiar a ascensão da nova geração da chamada “Brazilian Storm“.

Um dos principais desdobramentos da renovação da parceria histórica é o rebranding da etapa brasileira do Challenger Series (CS), que agora se chama Banco do Brasil Saquarema Pro, apresentado por Corona Cero. Além disso, o Banco do Brasil continua como patrocinador do Vivo Rio Pro, etapa do prestigiado Championship Tour (CT).

A parceria histórica de longa data, que já ultrapassa 30 anos de apoio ao esporte brasileiro em diversas frentes, como equipes, atletas e projetos sociais, vê no surfe uma oportunidade de investir no futuro do esporte no país. O Banco do Brasil também manterá o investimento direto na carreira de surfistas renomados como Ítalo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Silvana Lima.

Um pilar fundamental desta colaboração é o Circuito Banco do Brasil de Surfe, que se consolida como o maior campeonato de surfe da atualidade no Brasil e na América Latina. Além da etapa do Qualifying Series (QS) já realizada em São Sebastião, outras quatro edições estão programadas para este ano na América do Sul. Ao final do contrato, em 2027, o circuito terá contabilizado 28 edições desde seu início em 2022.

Mais do que uma competição, o Circuito Banco do Brasil de Surfe promove valores como o fomento à modalidade, a democratização do acesso para surfistas de todo o país, a sustentabilidade, o bem-estar, a inclusão social e a equidade de gênero, garantindo premiações iguais para homens e mulheres.

O circuito também gera um impacto positivo significativo nas comunidades locais, através de atividades gratuitas e atrações que impulsionam a economia regional. Apenas na última etapa, em Maresias, foram criados mais de 200 postos de trabalho, com a participação ativa da população local na montagem e desmontagem das estruturas. Indiretamente, o turismo também é beneficiado, com o aumento da ocupação hoteleira e do consumo no comércio local.

“O Circuito Banco do Brasil de Surfe é o maior campeonato de surfe da atualidade no Brasil e na América Latina, dando oportunidade para os surfistas competirem em diversas localidades da costa brasileira também gerando entretenimento para o público e trazendo um legado importante para os locais onde passa com ações ambientais e sociais importantes. É uma competição que apoia o esporte, mas que traz consigo uma série de benefícios e valores que vão muito além”, destacou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

“O Banco do Brasil tem orgulho de ser fã e apoiador do esporte brasileiro há mais de 30 anos e o Circuito Banco do Brasil de Surfe reforça o compromisso com essa história. O surfe é uma modalidade que conversa com nossa estratégia de Marca e ao fomentarmos essa competição impulsionamos o surgimento de novos talentos e fortalecemos a conexão com um público engajado com esporte e cultura mas que também se preocupa com sustentabilidade, como com a preservação dos oceanos e das praias”, completa Maurício Toledo, gerente executivo de Promoção e Patrocínio do Banco do Brasil.

Oportunidade e estrutura de ponta para atletas

Desde seu início, em 2022, o Circuito Banco do Brasil de Surfe já realizou 14 etapas, passando por nove cidades em oito estados da costa brasileira, incluindo uma etapa inédita em uma piscina de ondas artificiais em Itupeva (SP).

Ao todo, foram 1.624 inscrições, com 278 novos surfistas competindo profissionalmente pela primeira vez. O circuito atraiu atletas de 15 nacionalidades, com forte predominância brasileira (606 participantes). A jovem Laura Raupp, com quatro títulos, é a maior vencedora do circuito, que tem visto um aumento constante no número de inscritos a cada ano.

Um dos grandes diferenciais do circuito é a estrutura oferecida, considerada a melhor e maior de um QS mundial, muitas vezes superando a de algumas etapas do CS e do CT. O evento conta com áreas VIP, sala WSL, lounge para atletas com fisioterapia, sala BB, sala de transmissão e o Palco Sunset Espaço BB, que oferece área kids, lojistas BB, WSL Store e espaço para ONGs.

A surfista Luana Soares, campeã sul-americana feminina de Longboard no LQS 1,000 em São Sebastião, elogiou a estrutura: “A WSL chega com tudo aqui com essa estrutura bizarra, área dos atletas, comidinha boa, conforto. Um lugar muito bom, que tem altas ondas. Obrigado a WSL e a todos os envolvidos”.

Para 2025, estão previstas cinco etapas na parceria histórica, incluindo um QS 6000 em São Sebastião, um QS 4000 em Natal (RN) (21 a 25 de maio), outro QS 4000 em local a definir (21 a 24 de agosto), um QS 4000 em Imbituba (SC) (17 a 21 de setembro) e um QS 2000 com local ainda não divulgado. Uma novidade importante é o aumento na pontuação do ranking do QS nas etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe, oferecendo um total de 20 mil pontos em disputa somente em 2025 para o ranking sul-americano da WSL.

Ações ambientais e sociais

As etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe também se destacam por promover diversas ações socioambientais. Em 2024, mais de 3.700 pessoas estiveram envolvidas em iniciativas ASG, como o plantio de mudas nativas e o upcycling de lonas do evento para a produção de itens de surfe doados a projetos sociais.

O circuito também realiza a neutralização da emissão de gases de efeito estufa, a gestão de resíduos com coleta seletiva e a limpeza de praias. No ano passado, mais de 100 quilos de lixo foram retirados das praias e 1,8 tonelada de resíduos foram reaproveitados.

No âmbito social, o circuito apoia ONGs e cooperativas locais. Em 2024, 35 ONGs estiveram envolvidas nos eventos. Projetos como o “Novas Ondas” também são realizados para fomentar o surfe entre a população local e inspirar novas gerações, promovendo a interação entre crianças e surfistas de diversas gerações.

Cultura e entretenimento

A parceria histórica entre WSL e Banco do Brasil também valoriza a cultura, como demonstrado nos pôsteres de lançamento das temporadas, que contaram com a participação de artistas renomados do surf art e da arte urbana brasileira.

Além disso, os eventos oferecem entretenimento de qualidade para o público, com shows musicais de artistas como Donavon Frankenreiter e Gabriel Pensador na última etapa em Maresias.

As etapas também contam com ativações de patrocinadores, aulas de surfe, empréstimo de pranchas, quadras esportivas e aulas funcionais, além de áreas dedicadas às crianças. Clientes Banco do Brasil com cartões Ourocard desfrutam de benefícios exclusivos nos eventos.

Com esta renovação, a parceria entre WSL e Banco do Brasil continua a escrever uma história de sucesso no esporte brasileiro, contribuindo para a formação de novos talentos, o desenvolvimento social e econômico das regiões onde o circuito passa e a conscientização ambiental.

Fotos: Divulgação

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