
B3 converte desempenho do Ibovespa em uma sinfonia única
A conexão entre números e música é mais profunda do que muitos imaginam. A lógica e a precisão matemática são fundamentais para a construção musical, e a teoria musical aplica conceitos matemáticos para definir ritmos, escalas, harmonias e melodias. Aproveitando essa relação simbiótica, a B3, a bolsa brasileira, transformou o desempenho do Ibovespa em 2024 em notas musicais, criando uma sinfonia para sua campanha de fim de ano, desenvolvida pela agência Tech & Soul.
O Ibovespa B3, principal indicador de desempenho das ações negociadas na bolsa brasileira, reúne as empresas mais representativas do mercado. Além disso, a composição “Frequência do Brasil” transformou os dados desse termômetro da economia em música.
O cientista de dados Alexandre Algranti e o compositor e programador Dino Vicente usaram os números do índice para criar a obra. Assim, no filme da campanha, a peça é interpretada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, sob a regência do maestro Edilson Ventureli. Fundado em 1996, o Instituto Baccarelli conta com o apoio da B3 desde 2022.
“A campanha busca mostrar como a B3 faz parte do dia a dia dos brasileiros, e a sinfonia homenageia todas as pessoas e empresas que têm na bolsa do Brasil uma parceira para a realização de seus projetos. Além disso, a presença do Instituto Baccarelli reforça um de nossos pilares, que é investir no legado da arte e apoiar a transformação social por meio da educação”, diz Bruna de Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3.
Para Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech & Soul, “assim, a B3 reafirma seu compromisso com a educação financeira e a democratização do acesso aos mercados, utilizando a música como ferramenta para inspirar e conectar as pessoas. Então, a composição traduz números complexos em emoções palpáveis para desejar movimento, ritmo e melodia em 2025”.