Natura ativa causas sustentáveis em vitrines
As lojas físicas da Natura representam um ponto de contato fundamental entre marca e consumidor, que deve ser estrategicamente ativado para a atração e engajamento do público em causas sustentáveis. Com isso em mente, a marca criou a ação de live marketing ‘Mais Beleza e Menos Lixo’ para educar sobre causas sustentáveis enquanto criava seu posicionamento em suas lojas.
Causa e propósito
Uma das apostas da Natura para o visual merchandising é a força das ativações em lojas físicas com o foco voltado para causas sustentáveis. Prova disso é o estudo da Nielsen, realizado em 2021, que mostrou que 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente.
Além disso, mais de 60 países, que representam 80% do PIB global, já se comprometeram a atingir neutralidade de carbono entre 2050-60, com expressiva redução até 2030.
Nesse sentido, de forma educativa, a ativação traz informações que conscientizam e incentivam positivamente o consumidor em relação a causas sustentáveis como reciclagem, na campanha de loja ‘Mais beleza e Menos Lixo’, em que Natura trabalha o conceito de comunicar sobre as causas sustentáveis levantadas pela marca – que incluem a preocupação com a cadeia de produção sustentável, como o cuidado na extração da matéria-prima na Amazônia, além de respeitar as comunidades locais.
Esta é a primeira ativação de 2023 da loja conceito da marca na Oscar Freire, em São Paulo. A vitrine utiliza materiais recicláveis ou de fontes renováveis com o objetivo de provocar no consumidor uma mensagem consistente sobre causas sustentáveis por meio de uma comunicação que também é sustentável.
Uma ação como essa ajuda a degradar menos a natureza e também se faz sustentável financeiramente, considerando o bolso do consumidor.