4 Insights para fornecedores de serviços de marketing
A quantidade de empresas fornecedoras de serviços de marketing no mercado brasileiro de live marketing é imensa, incluindo desde as que são responsáveis pela cenografia até as encarregadas pelo áudio, luz, imagem, casting, A&B, entre outras. Com tantos eventos que acontecem no Brasil, é natural que muitos desejem uma fatia desse mercado.
Mas aquelas que possuem a expertise necessária e conquistam a confiança do mercado, fazendo cada dia melhor, superando os obstáculos e desafios, sempre com qualidade e atentas às maiores inovações e tendências, são as que se destacam e continuam.
Principalmente no cenário atual, pós-pandemia e com a volta da demanda reprimida do mercado, os fornecedores que trabalham de forma séria e comprometida são os que têm realizado projetos cada vez mais incríveis.
Por isso, separamos alguns insights e tendências que vieram para ficar, sempre tendo em vista o que está acontecendo no mercado brasileiro de live marketing.
1 – Eventos de Networking e treinamento
Nos últimos dois anos, os recursos e tecnologias que proporcionam a união entre o mundo físico e o digital tiveram crescimento significativo, mas os profissionais não estão preparados para utilizar todo o potencial disso.
Com isso, as empresas fornecedoras de serviços de marketing para eventos desenvolveram um formato de evento onde conseguem atenção plena dos participantes e demonstram a sua potencialidade aproveitando o momento para estreitar relacionamentos e ampliar networking. Um exemplo disso é o MAXI Academy, desenvolvido pela empresa de equipamentos para áudio, luz e imagem, tanto na versão realizada em seus estúdios como na versão dentro das agências.
2 – Sustentabilidade
Diferentemente das agências, que desenvolvem apenas o trabalho intelectual, os fornecedores de serviços de marketing lidam com equipamentos, logística pesada de recursos, utilização de energia elétrica em larga escala movida por geradores, além de materiais como madeira, plásticos e outras centenas de itens. A preocupação com o descarte e reaproveitamento racional tem sido um fator importante na contratação de serviços.
A MChecon, do segmento de cenografia e montagens estruturais para eventos, desenvolveu um programa consistente para esta atividade e vem ganhando espaço e preferência das marcas que são fortemente orientadas pelos princípios da sustentabilidade.
3 – Parcerias entre concorrentes
A redução da atividade durante os anos de 2020 e 2021 empurrou os empresários em busca da racionalização de custos. A solidariedade ganhou espaço e abriu possibilidades para negócios entre concorrentes de serviços de marketing que seria impensável anos atrás. Fusões e aquisições foram necessárias, mas também surgiram projetos desenvolvidos por concorrentes históricos.
Apple e Flex são um exemplo e, no final de 2022, percebendo uma lacuna no mercado, a Produz.tv e a Kapta Filmes, concorrentes na área de broadcast para eventos corporativos, desenvolveram uma unidade móvel para gerenciamento de produções em vídeo e transmissões on line, dedicada para eventos. Trata-se de um novo negócio que agregou valor para ambos sem interferir no business principal das duas empresas. Uma verdadeira e bem vinda mudança de mentalidade.
4 – Divulgação além das próprias redes sociais
As principais agências de live marketing e brand experience desenvolveram, nos últimos anos, a cultura de valorizar suas ações e resultados além das suas próprias redes sociais.
Ao longo deste período também viram a importância de comunicar suas entregas e feitos nas suas redes sociais. No entanto, ir além da própria bolha também se tornou uma demanda, e aparecer em canais especializados do segmento – principalmente com frequência constante – como aqui no Promoview.
A plataforma, que é a mais completa do Brasil e atualiza constantemente os 12 canais de seu ecossistema para milhares de profissionais de marketing das maiores marcas do país, garante conteúdo e divulgações qualificadas para a comunidade mais exigente no quesito brand experience.
Os principais fornecedores de serviços de marketing já começaram a aproveitar o potencial do Promoview, exemplos disso são empresas como MChecon, GExperience, Maxi – Áudio, Luz e Imagem, Ferrara Gastronomia, The Public House e Vlab, que estão sempre em evidência no mercado pois aparecem com frequência na plataforma, e são cada vez mais lembradas por todos do mercado.
E você sabia que também pode fazer isso, contando as histórias da sua empresa aqui no site live marketing?
Em 2023 a plataforma está inaugurando o Partners Club que garante divulgação constante além de uma série de vantagens.