CCXP22 e a festa do live marketing
Entre os dias 1º e 5 de dezembro, no São Paulo Expo, foi realizada a maior edição da CCXP 2022 e o live marketing deu show com grandes marcas.
Afinal, o que é a CCXP? Seriam os astros de Hollywood que vêm botar o Thunder abaixo e contar o que acharam do “páo de queicho”? Seriam as lendas dos quadrinhos que caminham pelo Vale dos Artistas? Ou seriam os cosplayers que dão vida aos nossos personagens favoritos?
É tudo isso, mas com um detalhe a mais e que sempre acaba se destacando nos grandes eventos, que são as ações de live marketing que fazem com que o público vá a loucura.
Confira abaixo o que de melhor as marcas fizeram quando o assunto é live marketing na CCXP 2022:
FANLAB e Netflix
A FANLAB, marca geek da Riachuelo, se uniu à Netflix para promoverem, juntas, ações interativas para o público da CCXP 2022.
Além de uma megaloja com 540m², a marca realizou três ações de live marketing para o público: brindes em uma mecânica inspirada em Round 6, um cenário instagramável e lockers, inspirados em Stranger Things.
Warner apostou em experiências imersivas
A Warner Bros. Pictures, mantendo a tradição das últimas edições da CCXP, trouxe várias atrações interativas dos mais esperados lançamentos no cinema.
Os fãs tiveram a oportunidade de aproveitar a interatividade do espaço direcionado aos filmes do Universo DC com atividades dedicadas aos longas Shazam! Fúria dos Deuses, The Flash e Aquaman 2: O Reino Perdido.
O estande ainda teve como outro destaque a ação de live marketing da nova aventura da Warner Bros. com o ícone global Barbie, que deu aos participantes uma viagem pelo universo cor-de-rosa do filme.
Para fechar com chave de ouro, no decorrer dos quatro dias de evento, o auditório do estande também contou com debates e conversas com influenciadores e fãs de várias propriedades e franquias da Warner, como DC e HorrorVerse, além de bate-papos com foco nos lançamentos seguintes do cinema, entre outros.
Chilli Beans transformou fãs em protagonistas
No espaço da Chilli Beans, uma ação de live marketing especial transformou os fãs em protagonistas de sua franquia geek preferida.
Em uma cabine de fotos, os visitantes tiveram a oportunidade de escolher seu universo geek preferido para tirar uma foto. Com isso, puderam levar para casa um pôster exclusivo para guardar de recordação.
SBT destacou programa do Silvio Santos
Com diversas novidades e atrações, o canal teve um espaço destinado à sua plataforma digital SBTVerso, com o objetivo de promover uma imersão dentro do metaverso, onde o público pôde visitar os estúdios da emissora por meio dos óculos de realidade virtual.
Os frequentadores tiveram a chance de percorrer diversas áreas de exposições, loja com produtos exclusivos da emissora e cenários emblemáticos do Programa Silvio Santos, incluindo o Elevador da Menina Fantasma, carro ECTO 1 de Ghostbuster, Ponto de ônibus, Quarto do Terror e nave espacial (Invasão Alienígena).
Nissin faz parceria com Artists’ Valey
A parceria com os artistas fez parte da campanha de comunicação da marca na CCXP 2022. O objetivo era divulgar não somente para o público da feira, mas também para todo o Brasil, as artes desses profissionais cheios de talento.
A Nissin também contou com um espaço com ações de live marketing repleto de obstáculos para quem passou pelo festival se entretesse usando o cobiçado capacete de Cup Noodles.
Os participantes também tiveram a oportunidade de se deliciar com uma opção de alimentação prática e rápida. Para satisfazer a todos os paladares, a marca vendeu diversos sabores de Cup Noodles e UFO, a nova linha de yakissobas na bandeja e o mais novo lançamento da empresa no mercado brasileiro.
UOL realizou lives e entrevistas
Parceiro de mídia oficial da CCXP22, o UOL participou do evento com um estande exclusivo em que realizou lives e entrevistas comandadas por seus principais jornalistas e comentaristas de cultura pop.
Além de vários programas ao vivo, o estande do UOL conta com tomadas para quem precisasse carregar seu celular.
Em colaboração com o site Ingresso.com, o portal também esteve disponibilizando máquinas caça-níqueis que sorteou descontos na compra de ingressos de cinema e cortesias no UOL Play.
Oi apostou no metaverso
Para essa edição, a Oi preparou um espaço especial para o público presente. Com o conceito “Se o game muda, Oi Fibra muda seu game”, no estande foi possível ter uma experiência de uma aventura dentro do metaverso.
Utilizando óculos VR (realidade virtual), grupos de até quatro pessoas eram levados para uma batalha de Laser Storm, onde enfrentavam drones espaciais em um ambiente especialmente preparado para garantir muita diversão.
Neosaldina se inspirou em sagas de filmes, HQs e games
A partir de um mundo inspirado nos quadrinhos, games, filmes e séries mais famosos da atualidade, a de live marketing da marca foi um espaço pensado para combater a dor de cabeça, cheio de missões imersivas que convidavam os participantes a uma experiência lúdica, por meio de dinâmicas e desafios em grupo que completavam um circuito épico e traziam o protagonismo aos fãs, que foram os maiores super-heróis desta jornada.
Além disso, uma arquibancada para descanso e recarga de celular foi disponibilizada para que os visitantes do estande tivessem a chance de se recuperar, colocar a cabeça no lugar e aproveitar suas aventuras ao máximo.
Fanta levou espaço com diferentes cenários e obstáculos
Com foco na imersão e experiência do público, Fanta apostou em ações de live marketing inspiradas em jogo de ação e coloriu a praça de alimentação dando mais sabor aos lanches.
O espaço da marca realizou uma competição entre jogadores com o objetivo de desafiar quem conseguisse passar por todos os obstáculos, e, com isso, ser o vencedor.
Ao contrário do jogo, em que o desempenho é feito de forma individual, a atividade no estande ocorreu em grupos, que eram separados depois de selecionarem entre os quatro sabores de Fanta, sendo eles Maracujá, Guaraná, Uva e Laranja.
Lupo apostou em estande interativo e produtos inéditos
A empresa, que já participou de três edições anteriores, de 2017 a 2019, esse ano contou com um estande interativo, com ativação, e ainda trouxe uma loja com produtos exclusivos para o evento.
Na loja do estande foram mais de 20 produtos exclusivos da linha Lupo Urban criados especialmente para a CCXP, e, portanto, só foram comercializados durante o evento.
Mauricio de Souza Produções realizou reencontro inédito com fãs
A MSP convidou os visitantes para uma viagem no tempo, para outra dimensão ou até mesmo a conhecer uma realidade fantástica, que ultrapassa as leis da física e da lógica…
No estande do Limoeiro, os fanáticos por quadrinhos puderam se sentir parte das histórias que conquistaram uma legião de fãs em todo o mundo.
Com espaços totalmente instagramáveis, os visitantes puderam compartilhar a experiência em suas redes sociais.
Disney fez sua maior ocupação na CCXP
Ocupando um espaço de 1.080m² no São Paulo Expo, a Walt Disney Company fez sua maior ocupação na CCXP 2022 reunindo experiências das marcas Disney+, Star+, Rádio Disney, ESPN e Marvel Store.
Logo acima do pacote de ativações havia banners avisando Disney100. Isso ocorre porque, em 16 de outubro de 2023, o conglomerado celebra 100 anos de sua fundação.
O evento também serviu para introduzir à Marvel Store ao público presente na CCXP, já que a primeira unidade da Marvel Store na América Latina será aberta no Shopping Dom Pedro, em Campinas, no primeiro trimestre de 2023.
A loja no evento tinha produtos de diversas categorias dos personagens da Marvel e operou sem caixa. Os vendedores circularam com máquinas de pagamento para atender as demandas dos consumidores.
Barbie promoveu ativação do novo filme
A boneca mais famosa do mundo esteve presente na edição deste ano da CCXP.
Os visitantes que passaram pelo maior evento de cultura pop do mundo puderam participar de ações de live marketing inspiradas em um dos lançamentos mais aguardados de 2023: o filme de Barbie, que tem previsão de chegar na telona em 23 de julho.
No estande da Warner Bros. Discovery na CCXP 2022, os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão pelo universo pink da marca e do live-action que trouxe Margot Robbie e Ryan Gosling como atores principais da produção cinematográfica.
Estar próximo dos consumidores é um desafio diário para muitas empresas. Com o uso da tecnologia, novas possibilidades estão sendo criadas, tudo para levar a experiências das marcas aos clientes.
A CCXP 2022 foi um sucesso completo. Quem teve a oportunidade de participar, além de curtir os seus ídolos, pôde se divertir ao máximo com as ações de live marketing das marcas patrocinadoras.