Cannes Lions anuncia introdução do Creative Brand Lion
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, divulgou que o Festival Internacional de Criatividade, marcado para acontecer entre 22 e 26 de junho de 2026, vai introduzir mudanças importantes em suas premiações antes da abertura oficial das inscrições, prevista para janeiro. Acompanhando a evolução da criatividade comercial e seu impacto nos negócios e na cultura global, os prêmios de 2026 contarão com o lançamento do Creative Brand Lion e ajustes em diversas categorias já existentes.

Ao comentar a nova categoria, Simon Cook, CEO da LIONS, explicou que o foco será reconhecer marcas que constroem ambientes, estruturas e práticas capazes de tornar a criatividade algo contínuo e escalável.
“Há 70 anos destacamos o trabalho criativo que impulsiona marcas. Em 2026, queremos ir além e entender o que possibilita essas ideias desde o início. O novo Leão premiará empresas visionárias que criam sistemas e culturas que tornam o marketing criativo inevitável e duradouro”, afirmou.
Cook destacou ainda que, diante da rápida transformação do setor e de um cenário econômico mais incerto, torna-se essencial valorizar organizações que investem em capacidades criativas de longo prazo. Segundo ele, a evolução dos prêmios acompanha as mudanças da indústria e reforça a importância de estruturas capazes de sustentar o marketing do futuro.
Com as inscrições para o festival previstas para abrir em 15 de janeiro de 2026, outras novidades também foram confirmadas. O Creative Data Lion será reformulado para acompanhar o papel cada vez mais estratégico dos dados — que passaram de ferramentas de orientação a motores criativos centrais, capazes de influenciar tanto a concepção quanto os resultados de campanhas.
A premiação também ganhará novas subcategorias de AI Craft, voltadas a reconhecer trabalhos em que a inteligência artificial atua como aliada do processo criativo, destacando o cruzamento entre técnica, intenção e inovação. Além disso, o crescimento acelerado da mídia de varejo motivou a criação de novas subdivisões nas categorias de Creative Strategy e Creative Data, refletindo a efervescência desse segmento.
“Estamos testemunhando a evolução da indústria, com os dados e a tecnologia desempenhando um papel fundamental na forma como a criatividade é usada para resolver desafios de negócios”, revelou Marian Brannelly, diretora global de prêmios da LIONS.
“Os dados se tornaram um catalisador criativo, a inteligência artificial está ampliando o que é possível e a mídia de varejo está redefinindo a maneira como as marcas se conectam com os consumidores. Essas mudanças refletem como a tecnologia não apenas apoia a criatividade, mas também nos permite conquistar novas fronteiras criativas.”, completa ela.
O festival também anunciou a abertura do Cannes Lions Call for Content, que aceita propostas de palestras até 31 de dezembro de 2025, por meio do portal oficial. Os passes para o Cannes Lions 2026 já estão à venda, incluindo opções com apoio financeiro.
Outra novidade é a atualização do LIONS Integrity Handbook, guia que orienta participantes sobre as regras de legitimidade, credibilidade e integridade das inscrições. O documento detalha critérios, processos de verificação e consequências em caso de descumprimento.
Foto: Divulgação