Heineken e Quintessa implementam projetos de sustentabilidade em Porto Alegre

Quatro iniciativas locais — Trashin, Instituto Retomada, Pé de Feijão e Infinito Maré — foram selecionadas para aplicar soluções de educação ambiental, revitalização de áreas verdes e recuperação de recursos hídricos

Porto Alegre recebeu em março uma edição inédita do Heineken Floating Bar, iniciativa da plataforma Green Your City, que propõe novas formas de ocupar os espaços urbanos unindo cultura e sustentabilidade. Instalado temporariamente no rio Guaíba, o bar flutuante ofereceu ao público uma experiência diferenciada e teve todo o lucro revertido para projetos de sustentabilidade na capital gaúcha.

Ao todo, quatro iniciativas foram escolhidas em parceria com a aceleradora Quintessa, referência em negócios de impacto no Brasil. Os projetos de sustentabilidade priorizam educação ambiental, revitalização de áreas verdes e recuperação de corpos hídricos, alinhados à proposta da marca de deixar um legado positivo nas cidades por onde passa.

Entre os contemplados está a Trashin, que vai transformar o Parque Pontal, às margens do Guaíba, em um polo de sustentabilidade com gestão inteligente de resíduos, instalação de um reciclômetro e oficinas educativas.

Já o Instituto Retomada vai levar o projeto Sarandi +Verde para um dos bairros mais afetados pelas enchentes de 2024, promovendo oficinas comunitárias e a requalificação de uma praça pública.

Com foco em capacitação, o Pé de Feijão vai organizar encontros práticos com lideranças locais, distribuindo kits pedagógicos e acompanhando a aplicação dos aprendizados em diferentes territórios. A programação será encerrada com um evento aberto ao público.

Por fim, a Infinito Maré vai instalar uma caravela de biorremediação em um corpo hídrico da cidade, analisando poluentes e testando soluções de limpeza da água.

“Estes projetos de sustentabilidade representam o impacto positivo que buscamos com o Heineken Floating Bar: iniciativas conectadas ao contexto de cada cidade e com potencial de deixar um legado concreto e duradouro. Mais do que um bar, o projeto faz parte de nossa plataforma de transformação urbana e ambiental”, disse Eduardo Picarelli, Diretor da unidade de negócios da marca Heineken no Brasil.

O Heineken Floating Bar já passou por São Paulo, em 2023, com ações no rio Pinheiros em parceria com a SOS Mata Atlântica, e por Curitiba, em 2024, no lago da Pedreira Paulo Leminski, onde também foram apoiadas soluções inovadoras de sustentabilidade.

A estrutura segue um formato padronizado que combina gastronomia, música e práticas inclusivas — com copos reutilizáveis, acessibilidade e interpretação em Libras —, sempre com caráter sem fins lucrativos: 100% da renda é destinada a projetos ambientais e sociais locais.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.