
Busca por seguros para eventos cresce 269% em quatro anos
🔎 Foco da notícia 🔎
- O crescimento na busca por seguros para eventos foi impulsionado por uma maior preocupação com gestão de riscos.
- Destaque para apólices all risks e seguros contra cancelamentos, acidentes pessoais e riscos emergentes como uso de drones e mídia.
- O levantamento da Howden Brasil também aponta que patrocinadores e organizadores estão mais rigorosos e exigem garantias contratuais robustas.

A contratação de seguros para eventos aumentou 269% entre 2021 e 2025, segundo levantamento da corretora Howden Brasil. O estudo indica que organizadores, produtores e patrocinadores estão mais atentos à gestão de riscos, especialmente diante do crescimento do setor de entretenimento e de recentes acidentes em grandes festivais.
Ver essa foto no Instagram
Entre junho e julho de 2025, ao menos três incidentes foram registrados em eventos de grande porte, incluindo na alguns casos que foram notícia no Live MKT News, como o desabamento do estande da Bradesco Seguros no Conarh 2024, a queda de uma arquibancada na Expo Eldorado 2025 e o incêndio que destruiu o palco principal do Tomorrowland 2025, na Bélgica.
Ver essa foto no Instagram
A percepção sobre a necessidade de proteção também é respaldada por uma pesquisa da Associação Brasileira de Eventos (ABEOC), que apontou aumento de 15% nos acidentes em um período de cinco anos.
O movimento de procura por seguros para eventos ocorre em um cenário de aquecimento do mercado: a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) estima que o setor de entretenimento movimente R$ 141,1 bilhões em 2025. Ao mesmo tempo, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) registrou arrecadação de R$ 435,6 bilhões em prêmios no mercado segurador brasileiro em 2024, alta nominal de 12,2% sobre o ano anterior.
De acordo com Ricardo Minc, diretor de Esportes, Mídia e Entretenimento da Howden Brasil, a pandemia impulsionou a maturidade do setor em relação à gestão de riscos. “Patrocinadores hoje exigem garantias contratuais robustas, que incluem responsabilidade civil, proteção à marca e mitigação de danos”, afirma.
Entre as coberturas dos seguros para eventos em alta estão as apólices conhecidas como all risks, que abrangem danos a equipamentos e estruturas, além de seguros contra acidentes pessoais e prejuízos financeiros causados por cancelamentos ou adiamentos. Há também proteções voltadas para riscos emergentes, como uso de drones, cobertura de mídia e incidentes durante montagem e desmontagem de estruturas.
Fotos: Reuters