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TRUSS Professional inaugura TRUSS Academy no Brasil e investe na formação de cabeleireiros
A TRUSS Professional, marca de cuidados capilares do Grupo Boticário, inaugurou sua primeira academia global, a TRUSS Academy, no Brasil. A marca investiu mais de R$35 milhões nos últimos dois anos em formação para profissionais, plataformas, espaços de educação, desenvolvimento de conteúdos e treinamentos online e presenciais.
A iniciativa faz parte da estratégia da TRUSS para fortalecer a educação profissional de cabeleireiros e impulsionar o mercado de beleza nacional, segmento em que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão, segundo dados do SEBRAE.
Com presença em 29 países e já consolidada como um dos maiores players no segmento de cabelos profissionais no Brasil, a TRUSS aposta na TRUSS Academy como um centro de excelência, onde os profissionais de beleza poderão aprimorar suas habilidades por meio de uma metodologia proprietária inédita no país. Inspirada nas tendências globais do setor, a academia oferece cursos de formação, atualização e especialização, abordando três pilares principais: arte, tendência e inovação.
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“A TRUSS Academy não é apenas um polo de aprendizado, mas um espaço de transformação e inovação que parte de um objetivo ambicioso: revolucionar o mercado profissional por meio da formação direta de milhares de cabeleireiros por ano”, afirma Daniel Knopfholz, Vice-presidente de Novos Negócios do Grupo Boticário.
“O Brasil é o quarto maior mercado de salões de beleza do mundo e nossa academia chega com a proposta de levar educação de alto impacto para o profissional de beleza, com metodologia criada a partir de anos de pesquisas e inspirada nas principais tendências internacionais, com foco em gerar efeito positivo em todo o mercado”, reforça.
O mercado de hair care brasileiro tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Segundo a Euromonitor International, o setor atingiu R$28,2 bilhões em vendas em 2023, um aumento de 11,9% em relação ao ano anterior e acima da média global de 4,4%. O Brasil voltou a ocupar o top 3 do mercado mundial de hair care, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
O IBGE constatou que os cabeleireiros, juntamente com outras atividades de beleza, somavam 1,3 milhão de pessoas em 2022, representando 9% do total de Microempreendedores Individuais do país. Só em 2023, foram quase 500 novos profissionais formalizados na área por dia, o que colocou as atividades relacionadas a cabeleireiros e outros tratamentos de beleza na segunda posição em volume de novos registros de CNPJs no período.
A TRUSS tem acompanhado de perto essa movimentação e, em 2023, quando foi adquirida pelo Grupo Boticário, desempenhou um papel relevante no impulsionamento das vendas de produtos para cabelos do grupo, categoria de maior crescimento no ano, assim como do seu canal B2B, que chegou à marca de mais de 100 mil pontos espalhados pelo país.
A TRUSS Academy se destaca pela proposta de educação contínua para cabeleireiros ao redor do mundo. Com centros educacionais já espalhados por diferentes estados do Brasil e em locais internacionais como Estados Unidos e Dubai, a TRUSS oferece uma plataforma robusta para capacitar profissionais a se tornarem referências em beleza.
A grande diferença entre os centros educacionais e a TRUSS Academy está no modelo de ensino.
“Nossas formações buscam transmitir o legado de inovação e empreendedorismo que sempre nortearam a gestão dos negócios do Grupo Boticário. Apostamos na nossa metodologia inédita e exclusiva, que visa capacitar os profissionais da beleza, falando de empreendedor para empreendedor, com uma abordagem mais ampla, que vai além da abordagem técnica”, destaca Knopfholz.
“A TRUSS Academy faz parte de uma visão mais profunda sobre educação, que busca fortalecer o profissional da beleza de todos os níveis, a fim de atender às necessidades dos nossos parceiros, da maneira que melhor se encaixe na realidade de cada um deles. Nossos investimentos abrangem as plataformas online, a expansão e capacitação dos centros de treinamento por todo o Brasil, além da primeira academia global, em São Paulo, compartilhando oportunidades de crescimento e garantindo acesso a conhecimento de ponta para milhares de pessoas, que podem ser assimilados do jeito e no tempo que a pessoa tenha disponível”., completa
Com 1.300 m² e localizada em uma das áreas mais estratégicas de São Paulo, na Avenida Rebouças, esquina com a Rua Oscar Freire, a TRUSS Academy combina design arrojado, inovação tecnológica e compromisso com a sustentabilidade.
O centro educacional oferece ambientes exclusivos como salas de educação, auditório, um showroom com todos os lançamentos e produtos icônicos da marca, como o best-seller Uso Obrigatório, relançado no ano passado em parceria com a casa de fragrâncias Givaudan, sala de shooting para produção de conteúdos e um “mini laboratório” para testes de P&D e cocriação com profissionais.
O projeto arquitetônico alia acessibilidade, sustentabilidade e o DNA fashion da marca, com a localização estratégica ao lado da estação de metrô Oscar Freire, em um dos polos mais movimentados de moda e design de São Paulo.
O novo espaço foi projetado com soluções ecológicas que reduzem o impacto ambiental, como a certificação I-Rec, que comprova o uso de energia renovável, e a implementação de tecnologias que contribuem para a economia de água e energia.
Além disso, entre as iniciativas sustentáveis, destacam-se a redução de 630 toneladas de CO2 por ano, duchas e metais eficientes com economia de até 40% no consumo de água, paisagismo com espécies nativas que reduzem a necessidade de irrigação e o uso de materiais reciclados nos displays da academia, contribuindo para a economia circular.
O lançamento da TRUSS Academy é um reflexo da visão da TRUSS Professional para o futuro da indústria de beleza. Ao investir em educação de ponta, a marca busca fortalecer sua presença no Brasil e no mercado global, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento e a qualificação de um dos setores mais promissores da economia brasileira.
“Com a TRUSS Academy, queremos não apenas preparar os profissionais de beleza para os desafios atuais, mas também posicioná-los para as novas oportunidades que surgirão neste mercado tão promissor e em constante evolução”, finaliza Knopfholz.
Fotos: Reprodução/LinkedIn