Usando o live marketing para alavancar os negócios

Fazer os negócios prosperarem não é uma tarefa simples, principalmente depois de uma pandemia como a de Covid-19.

Usando o live marketing para alavancar os negócios

Fazer os negócios prosperarem não é uma tarefa simples, principalmente depois de uma pandemia como a de Covid-19 que deixou diversos setores praticamente ‘quebrados’.

Divulgar um produto, propagar o brand e ter em mente uma gestão de marca são atributos essenciais para engajar uma determinada marca no mercado. Porém, existem algumas táticas que, a depender do propósito, ajudam nessa persuasão, uma delas é o live marketing.

Nos negócios em geral, o live marketing funciona por meio do diálogo ou interação direta entre o público e a marca. Dentro dessa perspectiva, é comum o emprego de um pensamento pautado fortemente na experiência do usuário e da relação do mesmo com a organização.

Então, o live marketing é uma estratégia pautada na promoção da marca e de experiências para o consumidor, oferecer mais valor para o cliente por meio de uma ação empreendedora, o que certamente trará mais sucesso para os negócios.

Essa abordagem tem a intenção de gerar envolvimento e engajamento entre o consumidor e os negócios.

O que é live marketing?

marketing ao vivo, também conhecido como live marketing ou marketing de engajamento, é uma estratégia de marketing que envolve diretamente os consumidores e os convida a incentivar a evolução de uma marca ou participar de uma experiência.

Essa perspectiva busca a divulgação de marca e interação com clientes por meio de um convite e um olhar diferenciado para os clientes como: participantes ativos.

É muito comum nesse marketing de experiência ter consumidores envolvidos em projetos e cocriações. Ou seja, um jogo mais íntimo de relacionamento entre os consumidores e a marca.

Quais são as técnicas de live marketing mais populares?

marketing de eventos, por exemplo, é uma das práticas mais comuns dentro do universo do live marketing.

Além disso, para aplicar o live marketing, algumas empresas buscam experiências físicas e interativas com intuito para reforçar uma marca ou produto.

Por exemplo, uma empresa de energéticos cria um evento de esportes radicais, e, ao fazer isso, realiza sorteios e promoções para distribuição de ingressos.

Ou seja, o consumidor irá para um evento da marca, ele pode compartilhar em redes sociais, gerar engajamento orgânico e ainda por cima ter uma boa experiência com a marca, o que o direciona para uma fidelização.

Além de ações como essa, as técnicas de live marketing se baseiam em:

  • Eventos presenciais: Feiras, congressos, festivais e afins;
  • Ações demarketing promocional: Brindes, promoções, degustação, oferta, desconto e premiações;
  • Ações de ativação em ponto de venda: Sinalização, ter um vendedor que lide com as problematizações do cliente, merchandising, entre outras atividades;
  • Endomarketing: É o marketing interno, aquele que é feito para os funcionários com o intuito de gerar um engajamento interno entre colaboradores e a cultura organizacional da empresa, valores de marca e missões;
  • Recursos digitais e ações no virtual: Ações aplicadas com a intenção de gerar engajamento nas redes sociais, aplicativos e demais variantes.

Quais são as vantagens para os negócios?

O live marketing concentra-se em proporcionar experiências emocionais, sensoriais, cognitivas e racionais em seus consumidores.

Por isso, é comum uma diferenciação na percepção de valor e fidelização à marca, o que pode representar uma grande vantagem competitiva para a marca.

Além disso, entre as vantagens do live marketing estão:

  • Amplitude: Tem um grande potencial de propagação (levando em conta o buzz), a depender do rumo em que a campanha ganhe e sua aderência com o público;
  • Advogados da marca: Fortes divulgadores da marca, além de uma divulgação mais orgânica – o famoso boca a boca.
  • Diversas práticas possíveis: Apresenta várias modalidades de aplicação, ações, eventos e interações, o que pode ser empregue de diversas maneiras, claro, de acordo com a identidade da marca;
  • Integração de plataformas: Devido à interação do mundo digital, as marcas podem potencializar uma estratégia que foi realizada no meio físico, com a divulgação de ações no digital ou o contrário, partir de ações digitais para proporcionar experiências físicas.

Por fim, o live marketing apresenta estratégias que impactam o consumidor e a sua forma de se relacionar com as marcas, é uma forte tendência de diferenciação e posicionamento de empresas em relação ao mercado, mas sempre, pautado no relacionamento com o cliente.

 

Fonte: Arthur Dantas Lemos.
Fotos: Reprodução.
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.