Ya’Ya High-Fi leva baile caribenho em Kombi ao Rio
A cena da música em vinil ganha as ruas do Rio de Janeiro com uma estreia que promete transformar o Horto em pista de dança a céu aberto. No domingo (1), a partir das 16h, a Ya’Ya High-Fi apresenta oficialmente a Ya’Ya Love Machine, uma Kombi equipada com sound system profissional e discotecagem exclusivamente em vinil.
O lançamento acontece em frente ao Eleninha, ocupando a Rua Pacheco Leão com um vibrante baile caribenho e celebração da cultura sonora de rua.

Criada em 2012, a Ya’Ya High-Fi é referência na defesa da discotecagem analógica e da experiência coletiva da música. A nova Kombi sonora surge como um desdobramento natural dessa proposta, levando o conceito da festa, que acontece semanalmente às quartas-feiras no Eleninha, para diferentes pontos da cidade, sempre com o espaço público como protagonista.
Kombi musical
A Ya’Ya Love Machine é fruto da parceria entre a Ya’Ya High-Fi, idealizada pelo DJ e produtor Marcelinho Da Lua, e a DB Classic Garage, projeto do DJ Felipe dB voltado à preservação e circulação de carros clássicos. Unidos pela amizade e pela paixão pelos discos de vinil, Marcelinho, Felipe e a DJ Yasmin Lisboa, residente da festa, conceberam uma plataforma cultural itinerante que conecta música, memória urbana e ocupação criativa das ruas.
“A ideia nasceu de forma muito espontânea, num passeio de Kombi. A gente olhou aquilo e pensou: por que não transformar isso numa discoteca ambulante?”, conta Da Lua.
“A Ya’Ya Love Machine é um sonho realizado, inspirado nos sound systems jamaicanos, nos bailes de quarteirão do Harlem Latino, nas radiolas e aparelhagens do Brasil. É levar o vinil para a rua com um sistema de som de altíssima qualidade e fazer a música circular”, completa.
Pensada como uma extensão móvel da Ya’Ya High-Fi, a Kombi conta com sound system próprio da QSC e uma lojinha itinerante de discos de vinil. A proposta é democratizar o acesso à cultura do vinil, estimulando encontros, dança e fruição musical em ambientes urbanos abertos. O projeto prevê edições em diferentes bairros do Rio, sempre em diálogo com a cidade e seus fluxos.
A estreia acontece dentro da programação especial “Ya’Ya Love Machine + Baile Latino”, que integra as atividades do Eleninha. O repertório passeia pelos ritmos do Caribe, com destaque para a salsa, além de influências da música jamaicana e da cumbia, criando uma seleção dançante, popular e de forte apelo coletivo.
Além dos DJs Marcelinho Da Lua, Yasmin Lisboa e Felipe dB, o evento tem aula de salsa gratuita e aberta ao público, conduzida pelo coreógrafo Patrick Silva.
Com passagens pela Direção Artística da Casa Brasil nas Olimpíadas de Pequim, além de trabalhos em novelas e na televisão, Patrick é referência nas danças latinas e brasileiras e leva sua experiência para a rua, convidando o público a aprender, dançar e ocupar o espaço urbano em conjunto.
Foto: Divulgação