Virada Sustentável volta ao Rio após 5 anos

Evento tem patrocínio master da TotalEnergies, patrocínio da Novelis, parceria com a ONU e apoio de Mills e CEDAE

O Rio de Janeiro se prepara para receber a Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, que retorna à cidade após cinco anos.

O evento, com entrada gratuita, acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, oferecendo uma programação diversificada em locais emblemáticos. Este retorno acontece em um momento crucial, às vésperas da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025), ressaltando a urgência da agenda climática global.

O festival, que se propõe a ser um importante movimento de reflexão e conscientização, conta com o patrocínio master da multienergética global TotalEnergies e patrocínio da Novelis, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e apoio da Mills e da CEDAE. A participação dessas empresas associa as marcas a causas socioambientais por meio da arte e de iniciativas criativas que visam incitar a transformação social e ambiental.

Programação e temas

A Virada Sustentável no Rio tem atividades para toda a família e em diferentes pontos da cidade, abordando temas centrais como mudanças climáticas, consumo consciente, mobilidade urbana e economia solidária.

  • A abertura e o Fórum Virada Sustentável serão sediados no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que também recebe atividades infantis e a Feira das Yabás.
  • O Centro do Rio terá exposições, a Feira Orobós no Muhcab e a Feira do Rio Antigo na Rua do Lavradio, além de um seminário sobre a saúde do homem negro.
  • O Solar dos Abacaxis e a Galeria Scenarium compõem um circuito de atividades.
  • O Sesc Rio participa com atividades no Sesc Fazendinha e intervenções artísticas no Sesc Madureira.
  • O Impact Hub promoverá oficinas e palestras com nomes como o professor Allan Kaplan e Laís Monteiro.
  • Um dos destaques é o Festival Favela Sustentável, que reunirá mais de 100 iniciativas comunitárias e incluirá um jantar solidário.

O evento é apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

A Virada Sustentável mobiliza anualmente diversas organizações, órgãos públicos, empresas e a sociedade civil, buscando gerar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e reforçar as redes de transformação e impacto social. Para mais informações, acesse o site.

Foto: Vitor Cohen

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.