Vanish transforma histórias em diálogo e lança livro infantil no Festival Maquinaria
A Vanish, marca de remoção de manchas, e a Abrace – Programas Preventivos, organização referência no combate ao bullying e à violência escolar, renovam a parceria na campanha #VanishSalvaSeuUniforme.

A iniciativa conversa com as famílias neste período de volta às aulas, propondo uma solução prática, econômica e sustentável para a renovação e o reaproveitamento de uniformes escolares — e ampliando o debate sobre cuidado e empatia no ambiente infantil.
Como parte da ação, as marcas se unem no dia 10 de janeiro, no Rio de Janeiro, para o lançamento do livro “A Mancha do Bullying”, durante uma edição especial do Festival Maquinaria, no bairro do Humaitá.
A obra é inspirada no curta-metragem homônimo lançado em 2025, premiado em Cannes, que retrata a história sensível de uma criança que sofre bullying em silêncio até que uma mancha no uniforme se transforma no ponto de partida para uma conversa reveladora com a mãe.
Agora, a narrativa ganha forma impressa e passa a ser uma ferramenta lúdica e educativa para famílias e escolas, ajudando a abordar um tema social urgente. Segundo pesquisa do Datafolha realizada em 2024, 76% dos pais e mães brasileiros temem que seus filhos sejam vítimas de bullying na escola.
Um dia para brincar, imaginar e se manchar
O evento foi pensado para toda a família e propõe uma experiência onde as crianças têm liberdade total para brincar — e até se sujar. A programação inclui atividades sensoriais como Mud Kitchen (cozinha de lama), Pula Pula Bubble, canhão de espuma, intervenções artísticas em muros manchados e a experiência Eco Future, com interação com animais.
A agenda também conta com atrações esportivas e de lazer, como futebol, perna de pau e uma parede de escalada da Sustagen Kids, marca parceira que estará presente com degustação de produtos. No palco, o público poderá acompanhar peças de teatro, show de mágica, apresentações circenses e brincadeiras clássicas como pular corda, amarelinha e bambolê.
Reforçando o compromisso social da campanha, exemplares do livro “A Mancha do Bullying” serão distribuídos ao longo do Festival Maquinaria. O tema será trabalhado de forma leve e acessível por meio de contação de histórias, materiais educativos sobre bullying e cyberbullying e ações ligadas ao Movimento Desconecta, que incentiva uma infância com menos telas. A iniciativa conta ainda com a parceria da CS Eventos, além da Abrace, Sustagen e Maquinaria.
“A volta às aulas é um momento chave para Vanish, e queremos aprofundar nossa conexão com as famílias indo além do cuidado com os uniformes. O lançamento do livro no Festival Maquinaria materializa nosso propósito de forma lúdica: queremos criar um ambiente no qual as crianças tenham total liberdade para brincar, imaginar e até se manchar”, revela Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Vanish.
“Sabe aquele assunto tão importante que deveria até virar livro? Virou. É tão difícil que deveria ter uma forma mais lúdica e divertida de abordar? É exatamente o que Vanish está fazendo com o Festival Maquinaria: falar do cuidado não apenas dos uniformes, mas dos pais com os filhos”, completa Diego Ferrite, Diretor de Criação da BETC Havas.
“É uma grande satisfação dar continuidade à parceria com a Vanish em uma iniciativa que vai muito além do cuidado com os uniformes. O lançamento do livro A Mancha do Bullying, em uma edição especial do Festival Maquinaria, reforça nosso compromisso, por meio do Programa Escola Sem Bullying, de abrir espaços de diálogo com famílias, crianças e educadores sobre um tema tão sensível e urgente. Transformar essa história em uma ferramenta lúdica e educativa é uma forma potente de acolher, conscientizar e contribuir para a construção de ambientes escolares mais seguros, empáticos e livres de violência, disse Benjamim Horta, da Abrace – Programas Preventivos / Programa Escola Sem Bullying
“Nosso propósito sempre foi promover a imaginação e a criatividade para todas as idades, e sabemos que onde nasce a criatividade nascem as manchas. Essa parceria com Vanish traz pra nós a tranquilidade de saber que podemos continuar explorando a imaginação das crianças sem gerar aos cuidadores a preocupação de que a roupa usada naquele momento será perdida”, conclui Mariana Friedheim, Diretora Criativa do Festival Maquinaria.
Fotos: Divulgação