Torcedor do Vasco vive a experiência de roupeiro por um dia em jogo do Brasileirão
Um torcedor do Vasco e proprietário do Fan Token do clube teve a oportunidade única de atuar como roupeiro por um dia durante um jogo do Campeonato Brasileiro. A ação foi promovida pela Chiliz, criadora do Fan Token do Vasco, e ofereceu ao torcedor João Pedro Campos de Oliveira, de 25 anos e morador da Tijuca, acesso exclusivo aos bastidores, acompanhando de perto as atividades da rouparia em uma partida entre Vasco e Bahia, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Com a orientação de Niltinho e Geraldo, profissionais responsáveis pela rouparia do clube, João Pedro realizou tarefas essenciais, como o enchimento das bolas de jogo, organização das camisas e chuteiras dos jogadores nos armários, e apoio ao preparador físico na disposição de cones, fitas e bolas para o aquecimento. João é fã do Vasco há dois anos, mas sua paixão pelo clube vem de longa data, sendo transmitida pela família, que é, em sua maioria, vascaína.
“Foi uma noite muito feliz por conseguir viver os preparativos da partida. Sempre sonhei em viver o Vasco da Gama de perto, eu não perco uma partida do time. Tenho o Fan Token do Vasco desde o início em 2022 e sempre interagi muito para conquistar os benefícios. Por isso, gosto muito da oportunidade de ter acesso a esse modelo de recompensas. Estou muito feliz de estar presente nos vestiários de São Januário e auxiliar os atletas na partida. Sem dúvida alguma, essa foi uma experiência que vou guardar na minha memória para o resto da vida, mostrando aos meus filhos e parentes lá no futuro”, disse emocionado, o torcedor proprietário do Fan Token Oficial do Vasco.
Funções
Desde o surgimento do futebol, o profissional da rouparia tem sido uma figura essencial e de grande confiança dentro dos clubes. O roupeiro tem a responsabilidade de organizar e distribuir toda a vestimenta dos jogadores antes de cada partida, além de cuidar de diversos outros detalhes dos bastidores, que muitas vezes passam despercebidos, mas são fundamentais para o bom desempenho da equipe.
Entre as principais funções do roupeiro, destacam-se a preparação dos materiais de jogo, como encher as bolas, preparar os tonéis de gelo e arrumar a mesa de frutas. Ele também organiza os cones e as bolas no campo para os treinamentos físicos e, não menos importante, cuida das chuteiras dos atletas, separando-as e amaciando-as para que os jogadores estejam prontos para o jogo. O trabalho do roupeiro, portanto, vai muito além da simples organização, sendo uma peça-chave para o funcionamento do time nos dias de jogo.