SP2B chega como maior evento de inovação e criatividade da América Latina em 2026

A missão do evento, inspirado no SXSW, é reposicionar a imagem de São Paulo como uma força criativa

SP2B chega como maior evento de inovação e criatividade da América Latina em 2026

O Parque Ibirapuera, em São Paulo, será o epicentro da inovação e criatividade na América Latina em 2026. Durante oito dias, de 9 a 16 de agosto, o parque receberá o SP2B, um festival que promete reunir mais de 2 mil palestrantes em 700 painéis e 26 palcos, totalizando 800 horas de conteúdo.

O evento, idealizado pelos mesmos organizadores do Rio2C, busca replicar o modelo do renomado SXSW, festival realizado em Austin, Texas, nos EUA, desde a década de 1980. O lançamento oficial do SP2B ocorreu em 9 de março, na Casa São Paulo, um dos pontos de encontro dos participantes do SXSW na cidade americana.

Destaques do SP2B

Entre as atrações de destaque, o SP2B vai contar com:

Conteúdo diversificado

O festival abordará temas como tecnologia, startups, música e cinema, com o objetivo de promover uma abordagem “humanística” da tecnologia, focando no impacto social e nos criadores.

“Batalha de pitches”

Startups e empreendedores terão a oportunidade de apresentar suas ideias e negócios para investidores, concorrendo a um prêmio de R$ 1 milhão, o maior valor já oferecido em eventos de inovação no Brasil.

Reposicionamento de São Paulo

O SP2B busca fortalecer a imagem de São Paulo como um polo criativo global, seguindo o exemplo de outras metrópoles como Nova York.

Inclusão e acessibilidade

O evento pretende ser acessível a todos os públicos, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

Inspiração e originalidade

A criação do SP2B foi motivada pela tentativa frustrada de trazer uma franquia do SXSW para São Paulo. No entanto, Rafael Lazarini, CEO e fundador do SP2B, decidiu criar um evento original, com a “conectividade” e o “DNA” do festival americano, mas com a identidade e o espírito de São Paulo.

“O SP2B não é uma franquia do SXSW mas tem muito do DNA que estamos fazendo, a conectividade que queremos replicar numa cidade bonita, diversa e caótica como São Paulo. A missão do evento é reposicionar a imagem de São Paulo como uma força criativa. As metrópoles mais interessantes do mundo, as mais cosmopolitas, deixaram a imagem de centro financeiro há muito tempo, como Nova York.”, afirma.

Apoio e expectativas

O lançamento do SP2B contou com a presença de autoridades como Marilia Marton, secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Jorge Lima, secretário de Planejamento Econômico do Estado de São Paulo, e Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de São Paulo.

A expectativa é que o SP2B se torne um marco no cenário da inovação e criatividade, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e cultural do Brasil e da América Latina.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.