Salão do Automóvel de São Paulo retorna com formato renovado e foco em experiências

Evento tem participação de 24 marcas e previsão de movimentação de até R$ 300 milhões

🔎 Foco da notícia 🔎

  • Salão do Automóvel de São Paulo 2025 tem expectativa de receber 700 mil visitantes.
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  • Evento volta após sete anos, totalmente redesenhado.
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  • Festival deixa de ser apenas uma exposição de automóveis e se torna um hub de experiências.

Após sete anos fora de cena, o Salão do Automóvel de São Paulo volta ao calendário oficial em 2025 totalmente renovado. A 31ª edição do evento será realizada entre os dias 22 e 30 de novembro no Distrito Anhembi, retomando o espaço que marcou sua história desde a década de 1970 e que passou por ampla modernização.

A última edição ocorreu em 2018. O evento de 2020 foi cancelado por causa da pandemia, o que levou seus organizadores, a RX e a Anfavea, a repensar completamente o formato.

De acordo com Lucas Valente Pimentel, diretor de marketing da RX, o período de pausa permitiu alinhar o Salão do Automóvel às transformações da indústria automotiva global.

Pimentel lembra que grandes exposições internacionais migraram de feiras tradicionais para grandes “semanas de mobilidade”, refletindo a mudança de comportamento das montadoras e do público. A partir de 2023, um comitê conjunto redesenhou o modelo brasileiro, priorizando equilíbrio entre marcas, custos mais controlados e maior foco em experiência.

Para isso, todos os expositores têm estandes padronizados de 500 m², permitindo que cada marca invista mais em ativações e interatividade.

“Agora todos largam do mesmo ponto. O recurso vai para o que realmente importa: engajamento com o visitante”, afirma o diretor.

Nova fase, novas marcas e tradição preservada

Com 24 marcas confirmadas e mais de 300 veículos expostos, o Salão do Automóvel de São Paulo volta a reunir fabricantes tradicionais e a abrir espaço para estreantes. Entre os participantes estão Fiat, Toyota, Honda, Hyundai, Jeep, Renault, Lexus, Mitsubishi e Peugeot, além de marcas asiáticas em ascensão, como BYD, GWM, Geely e GAC.

Apesar da forte presença chinesa — nove montadoras estão no evento — Pimentel destaca que o perfil segue plural.

“A chegada das marcas chinesas é positiva. Elas têm investido pesado em tecnologia e inovação, e isso enriquece o Salão”, diz.

Volkswagen com Espaço Kombi no Salão de 1960. Foto: Acervo MIAU – Museu da Imprensa Automotiva

No entanto, o retorno também traz ausências importantes. Grandes montadoras como Volkswagen, Ford e Chevrolet não participam da edição. No segmento premium, nomes como BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Porsche e Mini também ficaram de fora.

Economia, público e nova dinâmica de ingressos

Incluído no calendário estratégico da Prefeitura de São Paulo, ao lado de eventos como Fórmula 1 e Carnaval, o Salão do Automóvel deve movimentar entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

A expectativa é receber aproximadamente 700 mil visitantes, semelhante ao público de 2018. Pela primeira vez, porém, será preciso escolher a data da visita no ato da compra, medida adotada para garantir conforto e melhor distribuição do público.

Os ingressos são vendidos exclusivamente no site oficial, com valores entre R$ 63 (meia de dias úteis) e R$ 162 (inteira de fins de semana). Crianças até cinco anos não pagam, e de seis a 12 anos têm direito à meia-entrada. O Dream Lounge, espaço premium com supercarros icônicos, tem entradas que variam de R$ 530 a R$ 640.

Experiências e atrações inéditas

A edição 2025 do Salão do Automóvel aposta em experiências imersivas. Entre as novidades está um test drive indoor de 14 mil m², reunindo modelos elétricos, híbridos, 4×4 e a combustão, totalmente protegido da chuva e planejado para avaliações mais realistas.

Outra atração é a SDA Talks, arena de debates que discutirá temas como mobilidade sustentável, eletrificação, inclusão e liderança feminina — uma programação influenciada pela realização da COP30.

O público encontra ainda simuladores em realidade virtual na Racing Game Zone, a Arena de Customização by Batistinha, a Lego Experience com um carro de Fórmula 1 em tamanho real, além da mostra histórica “Memória sobre Rodas”, que reúne clássicos nacionais e superesportivos raros.

Entre os modelos icônicos estão Ferraris, Lamborghinis, o brasileiro Hofstetter Turbo 1986, além de supermáquinas como a McLaren Senna e o Porsche GT3.

“O Salão é para todos: do fã que quer rever o Gol GTI ao que quer ver o carro do Batman”, resume Pimentel.

Horários

  • 22/11 (abertura): 12h às 21h (entrada até 20h)
  • 23, 29 e 30/11 (finais de semana): 10h às 21h (entrada até 20h)

Segundo Pimentel, a nova fase do evento busca celebrar a relação histórica do brasileiro com o automóvel: “Queremos que cada pessoa saia com uma experiência inesquecível. O Salão voltou para olhar para o futuro sem perder suas raízes”.

Fotos: Divulgação

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