Renner promove a primeira “Feira de Boas Práticas”
Menos de um mês após apresentar o seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, a Lojas Renner S.A. promoveu no dia 22 de setembro, em Porto Alegre (RS), a 1ª edição da sua Feira de Boas Práticas.
O encontro aconteceu no Instituto Caldeira um dos mais importantes hubs de inovação do Brasil, e proporcionou aos fornecedores da companhia conhecimento sobre novos processos e tecnologias capazes de estimular o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis para o varejo de moda.
“Esta é uma iniciativa inovadora, alinhada aos nossos compromissos para o ciclo de 2022 a 2030, e que pretende incentivar a troca de experiências entre os nossos parceiros e o ecossistema de moda, conectando-os às soluções mais avançadas em relação à sustentabilidade ambiental para o setor. Com a feira, evoluímos no propósito de atuar de forma colaborativa e como agentes de transformação rumo a um modelo de negócio com impacto positivo para toda a sociedade.”, afirma o diretor de Produto da Lojas Renner, Henry Costa.
A feira contou com um dia inteiro de ações de live marketing e reuniu cerca de 250 participantes presencialmente, entre fornecedores e parceiros de diferentes regiões do Brasil, executivos da companhia e expositores, com alcance total ainda maior quando se considera o compartilhamento das informações com os colaboradores das empresas e seus subcontratados.
Os inscritos foram convidados a contribuir com o Ingresso Solidário, por meio da doação de peças usadas de jeans que serão recicladas e reaproveitadas pelo projeto Jeans for Change, da Youcom, marca da Lojas Renner especializada em moda jovem.
O programa incluiu duas mesas-redondas com executivos da varejista. A primeira sobre o “time to market” (que é o tempo desde a concepção até a disponibilidade de um novo produto ou serviço ao consumidor) associado à captura de tendências e sustentabilidade.
A segunda abordou como as temáticas da transparência, circularidade e clima estão relacionadas ao desenvolvimento de fornecedores.
Na sequência foi realizado um pitch de três startups. Uma delas é a Ecotrace, especializada em sistemas de rastreabilidade por blockchain e parceira da Renner e da Youcom em um projeto de certificação de peças em jeans junto com a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).
A outra é a Trashin, que atua no segmento de gestão de resíduos e logística reversa com foco no fortalecimento da economia circular. E a última é a meuResíduo, uma plataforma digital focada na entrega de indicadores de sustentabilidade.
A tarde foi reservada para a feira propriamente dita, com estandes onde 20 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará e Paraíba apresentaram soluções inovadoras relacionadas à sustentabilidade.
São empresas que atuam em áreas como a reciclagem de tecidos; a produção de fibras, matérias-primas agroecológicas, insumos químicos e corantes naturais; o fornecimento de energias renováveis; a logística reversa; o tratamento e reaproveitamento de água e efluentes; além de consultoria e serviços financeiros.
“Oferecemos um espaço de network para acelerar a disseminação de processos inovadores, mais sustentáveis, práticos e viáveis, capazes de produzir benefícios para toda a cadeia de vestuário e para os consumidores. A partir da análise dos resultados desta primeira edição, pretendemos incorporar a iniciativa de forma regular no nosso calendário de ações.”, diz o gerente-geral de Sustentabilidade, Eduardo Ferlauto.
Durante todo o dia o público pôde ainda visitar a exposição Moda Responsável. O espaço reuniu aproximadamente 35 peças vendidas pela Renner, pela Youcom e pela Ashua com diferentes atributos de sustentabilidade, relativos a matérias-primas e a processos ambientalmente menos impactantes.
Depois de atingir as metas que havia estabelecido para o período 2018-2021, a Lojas Renner S.A. anunciou, em agosto deste ano, seu novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade até 2030.
São 12 objetivos, ainda mais abrangentes e ambiciosos que os anteriores, com alcance sobre todo o ecossistema de moda e lifestyle da companhia e desdobrados em três pilares fundamentais: relações humanas e diversas; soluções climáticas, circulares e regenerativas; e conexões que amplificam.