O ano de 2023 ficou marcado por um momento histórico do emergente mercado de Brand Experience, isso graças a realização de 4ª. edição do Prêmio Live.
Dessa forma, um público de 400 espectadores presenciais e mais de 10.000 nas redes sociais assistiram à entrega do Megafone de Ouro. Trata-se então da estatueta que reconhece anualmente os melhores profissionais, agências, fornecedores e clientes do mercado de live marketing.
Mais uma vez as estrelas da noite foram grandes marcas que colocaram nas ruas, parques e eventos as mais envolventes ativações, experiências e ações corporativas, demonstrando assim que estas atividades são indispensáveis para fidelização de consumidores.
Entre os cases premiados estão ações que caíram nas graças do público realizadas em espaços dentro dos grandes festivais como Rock in Rio e Lollapalooza. Além disso, espaços icônicos como o bondinho do Pão de Açúcar ou até ruas comuns, como na ação da Red Bull Ladeira abaixo
Os vencedores da edição 2023 do Prêmio Live foram aclamados segundo indicações e votação do próprio mercado, composto então pelos profissionais da área. Nesse sentido, foram cerca de 34 mil participantes que tiveram mais de 27 mil indicações e votos nas duas primeiras etapas.
Novamente, a rede social foi o grande impulsionador. Dessa forma, com mais de 171 mil impactos no instagram @megafonedeouro e um grande número de publicações pedindo indicações e votos, mostrando muita criatividade por parte das agências participantes.
Marcas, agências e profissionais em destaque
Assim, esta edição contou com a participação de 22 marcas no shortlist e mais de 60 na fase inicial de indicações.
No final, Itaú e Nestlé foram as mais premiadas entre as marcas ganhadoras. Além disso, entre os ganhadores do setor automotivo há a Renault e Chevrolet. Já no cenário dos cosméticos: O Boticário, L’oreal e doTerra.
No segmento de bebidas a Diageo saiu vencedora com dois prêmios para Johnnie Walker Blonde. Além disso, a Ambev e Heineken receberam um Megafone cada.
Cases entregues em grandes festivais de música também entraram na disputa. Dessa forma, a agência Todos, dirigida por Iron Neto, foi a mais premiada. A empresa venceu então com o case para o Itaú no Rock in Rio, levando 3 estatuetas, sendo dois como Grand Prix.
Já a Chevrolet se destacou com a mega ação no Lollapalooza. Por outro lado, a Nestlé, com KitKat, e Ipiranga também ficaram em evidência. Isso em uma disputa que teve a participação de Tanqueray.
Já entre as agências, a Sherpa42 e tm1 foram as agências que mais conquistaram megafones nesta edição. Dessa forma, cada uma ficou com cinco estatuetas. Em seguida, vieram a TSB e Todos, com três estatuetas cada.
A edição 2023 do Prêmio Live trouxe um grande número de agências ganhadoras pela primeira vez. Por exemplo: a Acuca, AirPromo, Cantacom, Croquis, Eagle, Fluxxo, Guru, lampada.ag, R8 Live, SolutionOff e Todos venceram entre mais de 30 agências que apareceram de maneira inédita no prêmio, durante na fase de indicações.
Entre os fornecedores, a principal premiação foi para Alliance. Assim, a empresa levou o Grand Prix na categoria full service em Áudio, Luz e Imagem.
Danilo Dalmazo, do Santander, foi escolhido Cliente do Ano. Além disso, Brenda Maia, diretora da Eagle, foi aclamada como Empresária do Ano.
Por fim, Edinho Potsch, da Sherpa42, ganhou pela segunda vez consecutiva o titulo de Empresário do Ano.
A próxima edição do Prêmio Live será realizada entre Janeiro e Junho de 2024.
Confira quem foram os vencedores de 2023:
GP Evento B2B sustentável – Renault E-Tech 100% Electric Days
Agência: Hype
Marca: Renault
GP Brand Experience com foco em ESG – Crie o Impossivel 4a. Edição
Agência: tm1
GP Brand Experience com foco em Igualdade e Diversidade – Favela Power
Agência: AKM Performma
Marca: Gerando Falcões
GP Ativação de Patrocínio – Itaú no Rock in Rio
Agência: Todos
Marca: Itaú
GP Evento aberto ao Público – Gratuito – Red Bull Ladeira abaixo
Agência: Octagon
Marca: Red Bull
GP Viagem de Incentivo – Blue Diamond Summit doTerra 2023 Kenya
Agência: TSB
Marca: doTerra
GP Brand Experience em Feiras de Negócios – Nestlé na Apas
Agência: Croquis
Marca: Nestlé
Gifts e Brindes promocional para eventos ou ativações – Copo Itaú Rock in Rio
Agência: Todos
Marca: Itaú
GP Cenografia para Espaços de Marcas em Festivais – Chevrolet LollaBR 2023
Agência: lampada.ag
Marca: Chevrolet
GP Empresária do Ano – Brenda Maia
Agência: Eagle
GP Empresário do Ano – Edson Potsch Magalhões Neto
Agência: Sherpa42
GP Cliente do Ano – Danilo Dalmazo
Marca: Banco Santander
GP Agência Especializada Full Service – Rock Comunicação
GP Agência Brand Experience São Paulo – TM1 Brand Experience
GP Full Service Áudio Luz Imagem – Alliance
GP Design & Cenografia – BMarketing
Evento aberto ao Público com ingresso pago – Mundo Pixar
Agência: SolutiOnOff
Marca: Disney
Ação em espaço extra no PDV – SiS – Lâncome no Patio Paulista
Agência: Fluxxo Comunicação
Marca: L’Oréal
Ativação em Eventos Agro – Santander nas Feiras Agro
Agência: R8 Live
Marca: Santander
Evento de Lançamento – Johnnie Walker Blonde no Bondinho Pão de Açúcar
Agência: IOIO – Recife
Marca: Diageo
Convenção Nacional – AeroIn Boticário
Agência: AirPromo
Marca: O Boticário
Ativação em Eventos – Localiza Estampa o Movimento
Agência: Sherpa42
Marca: Localiza
Evento de Engajamento para stakeholders – Livelo Experience
Agência: Eagle
Marca: Livelo
Agência Trade Marketing – Pop Trade
Ativação ou Eventos no exterior – Hyundai no Catar
Agência: TSB
Marca: Hyundai
Programa de Incentivo para Força de Vendas – Seleção Coca-Cola
Agência: Digi
Marca: Coca-Cola
Brand Experience Clássica – Itaú no Rock in Rio
Agência: Todos
Marca: Itaú
Cenografia para Estandes – Prime Video na CCXP
Agência: tm1
Marca: Amazon
Ação Promocional com Sorteio – KitKat Rock in Rio
Agência: Batux
Marca: Nestlé
Convenção Internacional – What´S Next BD FY 23
Agência: TSB
Marca: BD
Agência de Live Marketing Nordeste – IOIO – Recife
A&B – Ferrara Gastronomia e Eventos
Venue / Centro de Convenções Troféu Megafone Ubrafe – SP EXPO
Cenografia para Feiras de Negócios B2B – Congresso Fenauto
Agência: R8 Live
Ativação em Festivais – Ipiranga no Rock in Rio 2022
Agência: Sherpa42
Marca: Ipiranga
Feira de Negócios ou Exposição B2B Troféu Megafone Ubrafe – Catarina Aviation Show
Agência: Nuremberg Messe
Resort para Eventos no Brasil – Masva
Ação Promocional ao consumidor – Copo Johnnie Walker Blonde
Agência: Global Products Services
Marca: Diageo
Programa de Incentivo ao Trade – Nestlé Vença
Agência: Digi
Marca: Nestlé
Brand Experience para Datas Especiais – Arena Brahma Floripa – Carnaval
Agência: Guru
Marca: Ambev
Gifts e Brindes promocional mediante aquisição de produtos ou serviços – Cross Localiza/Disney
Agência: Cantacom
Marca: Localiza
Evento Híbrido – Viva Mary Kay
Agência: Acuca
Marca: Mary Kay
Ativação no PDV – Tool Kit Tiger
Agência: Sherpa42
Marca: Grupo HEINEKEN
Brand Experience em Digital ou no Metaverso – Agriland
Agência: PUB
Agência Operadores MICE – TSB
Agência de Branded Content – AKM Performma
Agência de Live Marketing Norte – IOIO
Agência de Live Marketing Sul – Guru
Agência de Live Marketing SP Interior – Faro.ag
Agência ou Empresa de Incentivo – MarkUp
Diretor (a) Artístico (a) – Antonio Ciampolini
CEO – João Ribeiro
Agência: Sherpa42
Diretor(a) de Criação – Eduardo Rangel
Agência: tm1
Planner – Sabrina Alves
Agência: MarKup
Diretor(a) Técnico(a) Master – JP Salles
Agência: Tools
Mestre de Cerimônias – Adalgisa Pires
Diretor (a) de Arte – Flávia Lima
Agência: tm1
Produtor (a) Executivo – Marcelo Aratangy
Agência: Octagon
Young Live – Laura Albuquerque
Agência: The Group