
Festival Psica lidera inclusão de pessoas trans em eventos culturais no Brasil
O Festival Psica, realizado anualmente em Belém do Pará, foi o evento brasileiro que mais distribuiu ingressos para pessoas trans, travestis e não-binárias em 2024. De acordo com o relatório Listas Trans: um panorama dos festivais brasileiros de 2024, o evento destinou 539 passaportes — equivalentes a 1.078 entradas, considerando seus dois dias de programação paga — a esse público.

Produzido pelos pesquisadores Iná Odara Cholodoski Monteiro Torres e Macaia Ferro, o estudo mapeia iniciativas de inclusão nos principais festivais de música do país e destaca a política de acesso do Festival Psica como uma das mais amplas do Brasil.
Desde 2021, a lista de ingressos voltada para pessoas trans e não-binárias é administrada pela Rede Paraense de Pessoas Trans, sem limite pré-definido de vagas.
“Enxergamos a lista transfree como uma necessidade básica de qualquer projeto cultural, e não apenas como uma contrapartida”, afirma Gerson Junior, diretor do festival.
O relatório também aponta que o Psica se destaca pela diversidade em todas as frentes do evento — do público ao backstage e ao line-up.
“Não é só a presença de pessoas trans na plateia; há também profissionais e artistas trans atuando nos palcos e nos bastidores, o que torna a experiência muito potente”, observa Iná Odara.
Realizado na periferia da região metropolitana de Belém, o Festival Psica tem como marca a valorização da pluralidade amazônica.
“A diversidade está no nosso cotidiano. Por isso, além de garantir acesso, trabalhamos para que o ambiente seja seguro e acolhedor”, completa Jeft Dias, também diretor do Psica.
A edição 2025 do evento já tem data marcada: 12, 13 e 14 de dezembro, com atividades na Cidade Velha e no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão).
O festival manterá a política de ingressos para pessoas trans e não-binárias e conta com patrocínio máster da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, com realização da Psica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. Para adquirir ingressos, acesse o site.
Foto: @leticiasantosfoto