Experiência imersiva: a importância de transformar o participante no protagonista

As experiências de marca buscam promover sensações genuínas do público, por isso, protagonizar os participantes é quase essencial.
Experiência imersiva: a importância de transformar o participante no protagonista

Main Character Energy, ou em tradução literal, Energia do Personagem Principal. Trata-se de uma tendência crescente no setor da produção de eventos e experiências. Mas afinal de contas, o que seria essa Energia do Personagem Principal? No contexto do Live Marketing, trata-se da missão de fazer com que um participante sinta-se o protagonista da experiência promovida.

Para entender melhor do que se trata essa nova tendência, veja alguns exemplos concretos, todos promovidos pela  Interactive Entertainment Group, de que forma isso pode acontecer em uma experiência de marca:

Protagonistas de seu próprio programa

Apresentar o seu próprio programa é, sem sombra de dúvidas, um protagonismo e tanto! Assim, as experiências que fazem com que o público protagonize o seu próprio talk show, programa de notícias ou um esquete colocam o indivíduo no centro das atenções. Por ser uma experiência que não acontece naturalmente com tanta frequência, é uma forma efetiva de marcar profundamente o público. Traz empoderamento, faz com que as pessoas sintam-se celebridades. Dessa forma, o público sente-se o verdadeiro personagem principal.

Escape room personalizado

Apesar de os escape rooms já serem extremamente populares atualmente, aqui falamos sobre uma experiência personalizada. O público vivencia, assim, algo única, adaptado especialmente para o participante. Dessa forma, a diversão não é apenas resolver um mistério ao explorar um quarto, e sim ver-se como um personagem da situação. É sobre ser o literal protagonista da narrativa. A mágica da vivência vem através da exclusividade.

Máquina de garra gigante, mas a garra é você!

Objetos ordinários em tamanho gigante já são, por si só, chamativos e divertidos. No entanto, uma máquina de garra gigante é melhor ainda! Especialmente se a garra em questão é um participante de uma experiência imersiva – isso sim é imersivo! Além dos prêmios que o público consegue através da brincadeira, a sensação de imersão em algo tão divertido dificilmente será esquecida. Afinal de contas, o público não apenas joga; o público literalmente faz parte do jogo, é o personagem principal.

Simulações de esporte

As experiências imersivas relacionadas ao esporte são sempre especialmente emocionantes! Isso porque esportes movem multidões, multidões são torcedores e torcedores são verdadeiramente apaixonados. Imagine a felicidade que um torcedor sente ao visitar o estádio do time de coração? Agora, imagine esse torcedor sentindo-se um de seus atletas preferidos? Emocionante e inesquecível. É essa a sensação visada pelas marcas quando uma experiência consiste em uma arena de simulação de esporte. O participante sente-se um verdadeiro jogador, o personagem principal.

Tecnologias bem executadas

Quando a tecnologia, bem executada, alinha-se às experiências, as chances de falha diminuem. É por isso que, recentemente, vemos a crescente onda da Realidade Virtual (VR) no setor do Live Marketing. Através da VR, o público transporta-se para diferentes mundos com diferentes cenários. É diferente de assistir à um filme ou jogar video games de forma clássica, afinal de contas, é imersivo. O indivíduo faz parte do mundo criado pela VR, vivenciando histórias e aventuras feitas sob medida para ele.

Assim, fica evidente a importância da Main Character Energy. Trata-se de experiências verdadeiramente marcantes, que provocam sentimentos genuínos. Observar e tratar o público como um participante da ação de uma marca é essencial para que esse mesmo público não se esqueça da ativação.

Fonte: BizBash / Fotos: Interactive Entertainment Group

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