Cup Noodles aposta na sustentabilidade no RiR
O Cup Noodles será o macarrão instantâneo oficial do Rock in Rio Brasil 2022, que acontece entre os dias 2 e 11 de setembro.
A marca irá levar à Cidade do Rock, em sua terceira participação no festival, todo o sabor e a praticidade do macarrão em copo mais querido do Brasil, além de ativar no evento uma parceria com cooperativas do Rio de Janeiro para realização de coleta das embalagens descartadas dos produtos e envio à reciclagem.
A Nissin Foods Brasil espera recolher, durante os sete dias de festival, 100% dos copos do macarrão comercializados no evento. A expectativa é atingir a marca de 65 mil embalagens recolhidas.
Para isso, haverá dois pontos fixos de coleta específicos dos copos de Cup Noodles, além das lixeiras tradicionais espalhadas pela Cidade do Rock.
Todas as empresas apoiadoras farão a coleta de seus resíduos para atender aos pré-requisitos de sustentabilidade do Rock in Rio.
“A diferença é que a Nissin não destinará as suas embalagens à reciclagem tradicional.”, pontua Glaucia Tonelli, gerente de Qualidade da Nissin Foods Brasil.
“As embalagens serão encaminhadas para uma empresa parceira no sul do país, que tem os equipamentos necessários para fazer a reciclagem dos copos de Cup Noodles, que são compostos por plástico e celulose, e, portanto, precisam passar por um processo prévio de separação dos materiais.”, complementa.
Após o processo de reciclagem, a matéria-prima volta à Nissin como parte do projeto de economia circular da marca. Esse material reciclado é transformado em chapas utilizadas para montar e transportar cargas de produtos durante a operação logística da empresa, além de ser usado na produção de capas de cadernos fornecidos para colaboradores e distribuidores.
Para Gláucia, “A magnitude de um evento como o Rock in Rio é uma oportunidade incrível para amplificar nosso compromisso com a sustentabilidade. O escopo da companhia é despertar a atenção do público para a necessidade de cada um de nós fazer a sua parte por um mundo melhor.”
Em linha com as melhores práticas ESG, sigla para ações que promovem boas práticas sociais, ambientais e de governança, o grupo Nissin Foods criou, em abril de 2020, o Earth Food Challenge – conjunto de diretrizes globais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como compromisso respeitar e conservar o meio ambiente, preservar os recursos naturais e contribuir com a sociedade por meio de metas até 2030.
“Como líderes de mercado no segmento de macarrão instantâneo, estamos sempre atentos às iniciativas que podem ser incorporadas ao cotidiano da empresa para reforçar a importância dessa agenda em nossa cadeia produtiva, a fim de contribuirmos com o meio ambiente.”, finaliza Tonelli.