
Brenda Maia: Grandes nomes do Live Marketing
O site Live Marketing Magazine inicia em 2023 a série “Os Grandes Nomes do Live Marketing”, destacando os principais donos de agências e executivos de primeira linha do setor da comunicação e marketing que mais cresce no Brasil.
Além do perfil e trajetória, os homenageados apresentam sua visão sobre o mercado em depoimento exclusivo.
Confira todas as matérias Os Grandes Nomes do Live Marketing
Brenda Maia tem 42 anos. Nascida em São Paulo, capital, ela é formada em Ciência da Computação. As primeiras experiências profissionais da empresária foram desenvolvendo sistemas para as empresas. Mas, ela destaca que seu gosto pelo relacionamento com o público sempre esteve presente. Isso porque tudo o que era relacionado a vendas e comunicação sempre a atraiu. Nesse sentido, essa questão, de alguma maneira, foi sendo implementada naturalmente em sua trajetória profissional. Isso contribuiu para que hoje ela se tornasse um dos grandes nomes do Live Marketing!
Ela passou, então, por grandes empresas no mercado. Foi na Cielo, aonde ficou por 8 anos, que mergulhou de cabeça na área de Trade e Eventos. Lá, se encontrou! Dessa forma, com os filhos pequenos e o sonho de empreender, deu início à Eagle.
A agência consolidou-se na pandemia, em 2020, com menos de 5 colaboradores. Isso, entretanto, não foi empecilho algum, visto que em 2022, fechou balanço com crescimento de mais de 95% em comparação aos resultados de 2021 e mais de 209 jobs aprovados e executados. Atualmente, a Eagle atende marcas como Livelo, Getnet, Embratel, Outback, Creditas, Qualicorp, entre outras.
Prêmio Live
Além disso, a empresária foi um dos destaques no Prêmio Live 2023. A Eagle foi vencendora do prêmio. Já na categoria Empresária do Ano, a CEO Brenda Maia foi a mais votada. Por fim, seu projeto, assinado pela Livelo, recebeu o Megafone de Ouro na categoria Evento de Engajamento para Stakeholders.
Assim, levando em consideração a impressionante tragetória de Brenda Maia, a redação da Live Marketing Magazine conseguiu uma entrevista exclusiva com a empresária. Abaixo, a CEO da Eagle responde questões, fala um pouco sobre os desafios da pandemia e disserta sobre suas expectativas em relação ao futuro do mercado.
Entrevista com a Brenda Maia
-
Brenda, as dificuldades criadas pela pandemia já foram superadas?
Estão evoluindo, mas não 100% superadas. Ainda temos custos altos de matéria prima; problemas de mão de obra – uma vez que tivemos mudança comportamentais, como estilo de vida dessas pessoas que deixaram as grandes cidades, optando por trabalho remoto; fornecedores com dificuldades; além de desafios de orçamentos das empresas que tiveram que mudar totalmente suas estratégias na pandemia.
Isso impactou de forma geral, mas nos ensinou muito a sermos mais agéis e nos adaptarmos as necessidades.
Mas, com o retorno dos eventos presenciais, o mercado de Live Marketing está muito aquecido e vem proporcionando diversas oportunidades e demandas.
-
Como está sendo o desempenho da sua agência em 2023?
2023 tem sido um ano bastante próspero e desafiador para a Eagle, marcado por muitas transformações e conquistas positivas.
A agência passou por várias mudanças estruturais e está evoluindo tão depressa que até hoje eu fico impressionada. Em 2022, nós tínhamos 20 colaboradores. Hoje, já estamos com mais de 40 pessoas na equipe. E o mais legal: temos um time multidisciplinar, que assim como eu, adora um desafio. Eu sempre brinco que na agência todos estão prontos para “apagar um incêndio”, e eu acho que isso reflete muito no nosso crescimento.
Outro fator que também influenciou bastante foi que no final do ano passado, para deixarmos nossas operações mais ágeis e eficientes, contratamos a consultoria Many Opstrategy, e passamos por um baita processo de reestruturação em relação aos nossos fluxos e à integração das equipes, então foi possível definir muito melhor as atividades de cada um dos nossos núcleos: Atendimento, Planejamento, Criação, Financeiro e RH.
Neste ano, também ganhamos várias concorrências e tivemos um aumento de 41% na nossa base de clientes, que está cada vez mais diversificada. E com muito orgulho eu digo que são marcas de grande relevância no mercado, como Elo, Getnet, Embratel, Iguatemi, Livelo, Elopar, Banco Master, Assaí, entre outras.
Vale lembrar que em agosto completamos 3 anos, ou seja, são muitas realizações para uma empresa tão nova, e pela segunda vez consecutiva, fomos indicados ao Prêmio Live 2023, um dos mais importantes na área de Live Marketing. Tivemos 3 indicações e trouxemos para casa 2 Megafones de Ouro. Vencemos na categoria Evento de engajamento para stakeholders, com Livelo Experience, e eu ganhei como Empresária do Ano. Não poderia estar mais feliz!
Estamos evoluindo muito, em todos os sentidos, e a cada dia conquistamos mais estabilidade e nos firmamos como um negócio sólido que só tende a melhorar. E que assim seja!
-
Como você entende o futuro deste mercado, Brenda? Vai crescer, estabilizar? Quais as tendências
Segundo o ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos), o mercado de eventos apresentou um crescimento de 400% em comparação com 2020, cenário que também mudou muito o jeito que os eventos estão sendo realizados hoje, isso reflete de forma geral. Acredito que o mercado tende a estabilizar e voltar aos patamares pré pandemia.
As empresas estão entendendo muito melhor que existe um jeito correto e eficaz de se comunicar através do Live Marketing e de se relacionar com o público, e consequentemente, estão procurando muito mais as agências. Por isso, um estudo detalhado por parte do planejamento, para definir as estratégias e a entrega de projetos customizados, conforme o público-alvo e os objetivos dos clientes, se fazem tão importantes.
Quem quer se destacar precisa estabelecer conexões verdadeiras com os consumidores, que por sua vez, têm demandado cada vez mais conteúdos e experiências que começam no off-line e terminam no on-line, ou vice-versa. Esta necessidade e este comportamento, possibilitaram que a Eagle se preparasse para uma atuação no formato 360, algo que tem contribuído e muito para o sucesso dos projetos.
Foto: Assessoria Brenda Maia