
Bienal do Livro Rio 2025 terá experiências imersivas com marcas de fora do mercado editorial
A Bienal do Livro Rio 2025, que acontecerá de 13 a 22 de junho, no Riocentro, Barra da Tijuca, promete ser um evento inovador e imersivo, com o conceito “Book Park” e a participação de grandes marcas de fora do mercado editorial.
O evento, que antecede a celebração do título de Capital Mundial do Livro 2025 para o Rio de Janeiro, em 23 de abril, busca expandir o diálogo entre as narrativas e oferecer experiências únicas aos visitantes.

Novidades e atrações
A Bienal do Livro Rio terá as seguintes atrações:
Book Park

O novo conceito visa ampliar as possibilidades de ativação para marcas não relacionadas diretamente ao mercado editorial, transformando a Bienal em um verdadeiro parque de experiências literárias.
Naming rights e parcerias
A Shell Brasil assume os naming rights do “Palco Apoteose“, com curadoria de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa, e da “Praça Além da Página“, um espaço interativo para os leitores. A empresa também assina a Cota Sustentabilidade, com foco na neutralização de carbono e descarte responsável de resíduos.
Café Literário
A Suzano celebra os 25 anos do espaço, que contará com a curadoria de nomes como Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.
Praça de Autógrafos e Labirinto de Histórias
A Paper Excellence patrocina a Praça de Autógrafos e o Labirinto de Histórias, um espaço interativo que dará vida aos livros de forma lúdica.
Escape Room temático
As editoras oferecerão um Escape Room inédito, proporcionando uma experiência imersiva aos participantes.
Novos patrocinadores
A Bienal também contará com a participação de empresas como Itaú, BIC, Faber-Castell, Grupo Cataratas, Skeelo e MultiRio, além de negociações em andamento com uma concessionária de energia e uma empresa de telefonia.
Expansão e impacto
A Bienal do Livro Rio busca se consolidar como uma plataforma de valorização de marcas, transcendendo o mercado literário e se posicionando como um grande festival de cultura.
A expectativa é de que novos patrocinadores e apoiadores sejam anunciados nos próximos meses, ampliando o impacto e a diversidade de ativações de marcas de fora do mercado editorial no Book Park.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Shell Brasil, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e organizado pela GL events Exhibitions em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
A Bienal do Livro Rio 2025 promete ser um evento memorável, celebrando a literatura e a cultura em um ambiente inovador e interativo.
Fotos: Divulgação