Absolut leva ativação inspirada em Andy Warhol ao Aeroporto de Amsterdã
A Absolut fez uma parceria com agência criativa independente Impero para ocupar parte do movimentado espaço de varejo do Aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, para lançar a nova garrafa Absolut Warhol de edição limitada, que celebra a redescoberta da pintura “Absolut Blue” de Andy Warhol e reafirma o compromisso da marca com a criatividade, que começou há quase 40 anos com a primeira colaboração de Warhol em 1985.
A ação faz parte da primeira grande campanha global de varejo de viagem da fabricante de vodca desde que a agência criativa Impero foi adicionada à sua lista de agências estratégicas e criativas para ativações de marca.
A Impero desenvolveu o posicionamento de lançamento e o kit de ferramentas de ativação de varejo para a campanha, que foi lançada com uma experiência imersiva da marca Absolut Warhol, inspirada em uma galeria, em Schiphol.
Como parte da experiência, os clientes podem passar por portas com o formato da garrafa de Absolut e relaxar em assentos de veludo azul personalizados enquanto assistem a imagens animadas inspiradas em Warhol. A marca está presente em outros locais da área de varejo de Schiphol, e os visitantes são convidados a “ter uma Absolut Warhol”, sendo os primeiros no mundo a colocar as mãos na garrafa exclusiva, além de receber uma impressão gratuita da obra de arte de Warhol em cada compra.
A garrafa em si foi projetada em parceria com a Andy Warhol Foundation for the Visual Arts. Foi inspirada em uma pintura “azul” da Absolut feita por Warhol e redescoberta em 2019. Foi a segunda de duas pinturas de Warhol encomendadas pela Absolut, mas foi praticamente esquecida, enquanto o primeiro design, com letras de cores vivas em um fundo preto, tornou-se um ícone de design.
“O briefing da Absolut para a Impero era simples e empolgante – levar a icônica garrafa de Absolut Warhol ao maior número possível de mãos. Nosso ponto de partida estratégico foi tratar a própria garrafa como uma obra de arte e dar às pessoas a chance de possuir uma obra de Warhol. Dar vida à campanha nos deu a chance de realmente ampliar essa ideia no espaço de varejo e oferecer às pessoas uma maneira não apenas de comprar a garrafa, mas também de celebrar a união desses dois ícones da cultura pop.”, disse Alex Palmer, diretor de negócios da Impero.
A ativação da marca está sendo realizada globalmente neste semestre em aeroportos como London Heathrow, Dubai International, Aeroporto Internacional de São Paulo, além dos de Sydney, Madri e Santo Domingo.
Fotos: Divulgação