O impacto de uma boa ação promocional pode gerar resultados excelentes para uma marca e alavancar o crescimento dela no mercado em pouco tempo.
É nesse cenário que surge o conceito de live marketing, que consiste em um conjunto de ações que visam a aumentar a interação e o engajamento com o cliente.
Para que isso ocorra, o foco principal dessa estratégia é proporcionar experiências e, como o próprio nome sugere, possibilitar vivências marcantes ao público, seja com os serviços, seja com os produtos ofertados.
Você ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando a leitura deste post e confira mais sobre o live marketing e como ele ajuda a potencializar suas ações.
O que é o live marketing?
Nessa estratégia, a marca promove campanhas que aproximam os consumidores, sendo que a aposta é investir nas experiências em tempo real.
Um dos recursos utilizados tem relação com as sensações, que permitem que as pessoas tenham um contato mais completo com determinado item — ou serviço — que está sendo oferecido pela empresa, por meio de toque, olfato ou estimulação de outros sentidos.
Com isso, a interação entre cliente e marca aumenta e, por sua vez, fortalece também o relacionamento entre ambas as partes.
O live marketing conta com referências do marketing promocional, já que as duas metodologias têm interesse em aumentar a conexão e o engajamento com o público.
Quando a marca consegue atingir os compradores de maneira certeira, é possível despertar o interesse deles e, a partir disso, ter mais eficiência nas estratégias e também uma maior lucratividade nas vendas.
Como funciona?
Os gestores que buscam implementar ações de live marketing se preocupam em oferecer ao cliente a experiência com o produto.
Assim, os consumidores conseguem visualizar como é utilizado determinado item e, até mesmo, certificar-se de que aquela compra será vantajosa. As experiências sensoriais são usadas frequentemente em eventos, feiras ou campanhas específicas no ponto de venda.
Em grande parte dos casos, o uso da tecnologia é essencial para que você consiga construir um ambiente imersivo para o público e é uma ferramenta que apresenta diversas possibilidades, como a realidade aumentada.
Quais são as vantagens do live marketing?
Antes de aplicar o live marketing para as estratégias de sua marca, é importante conhecer quais são os benefícios dessa prática. Veja alguns deles!
Lembrança da marca
Uma ação interativa é capaz de marcar de maneira positiva o cliente e é um aspecto crucial para aumentar o reconhecimento de um produto, por exemplo.
Por isso, ao investir em live marketing, você investe na experiência do consumidor e demonstra, na prática, quais são as vantagens que ele terá ao fechar negócio. Fazer isso é um passo a mais para ultrapassar a concorrência e garantir ações diferenciadas.
Aproximação com o público
Outro ponto é a aproximação com o público, pois sabemos que os clientes valorizam experimentar um produto ou serviço antes de comprá-lo. Com essa metodologia, você consegue conhecer melhor o que é mais interessante e usar as informações coletadas para criar estratégias específicas.
Além disso, melhora o engajamento e fortalece o relacionamento entre a marca e os seus compradores. Portanto, investir no live marketing é uma oportunidade para entender a fundo quais são os desejos e necessidades dos consumidores.
Interação em diferentes plataformas
Mesmo que você utilize o live marketing, é possível usar também outras estratégias de marketing digital. Na realidade, as metodologias podem ser complementares e, quando bem aplicadas, ambas rendem bons resultados.
Por isso, para potencializar suas vendas, saiba mesclar as técnicas a favor de sua marca. Dessa forma, você oferta uma experiência positiva tanto em redes sociais, sites e outros recursos digitais, quanto no live marketing.
Por fim, a estratégia de live marketing é uma forma de oferecer ao seu público uma experiência mais imersiva, sendo que o uso dela gera bons resultados. Além disso, esse tipo de ação tem vários benefícios para a marca, pois aproxima a empresa do público e aumenta as chances de impactar positivamente os potenciais compradores.