OMO celebra futebol de várzea com gol em movimento
Para celebrar a estreia do documentário “Varzenal – Se Sujar É Glória”, a OMO ativou uma ação especial que ressignifica um relógio urbano, transformando-o em um cenário com referências diretas ao universo do futebol. A intervenção ganhou forma na Praça Charles Miller, em São Paulo, utilizando um mobiliário operado pela JCDecaux e concebido pela Bizsys, com criação da MullenLowe Brasil – Omnicom.
A ação transforma um mobiliário urbano tradicional em experiência cenográfica com movimento inspirado no futebol.

O projeto substitui o relógio convencional por um gol cenográfico, no qual a bola realiza o movimento de gol, estufando a rede de forma contínua e sincronizada. Esse efeito mecânico gera impacto visual imediato e chama a atenção de quem circula pela Praça Charles Miller, no Pacaembu, em São Paulo, conectando o público à linguagem popular do futebol.
Relógio de rua criativo
A Bizsys foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de movimento e adaptação do mobiliário urbano. A empresa garantiu precisão mecânica, segurança e integração visual, permitindo que o gol aconteça de forma fluida e realista, reforçando o caráter dinâmico da ativação.
“A ideia foi levar para a rua uma cena que todo brasileiro reconhece instantaneamente. Um gol acontecendo diante dos olhos, em um ponto inesperado da cidade. Nosso desafio foi fazer isso com movimento real, segurança e integração total com o espaço urbano. Assim, passamos a mensagem correta da campanha de uma forma encantadora para o consumidor nas ruas”, afirma Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys.
O documentário Varzenal – Se Sujar É Glória está disponível no canal do Youtube da KondZilla.
“Acabamos de lançar o documentário Varzenal – Se Sujar É Glória, que já está disponível no canal do Youtube da KondZilla, produtora e parceira do projeto. O doc narra o campeonato onde oito times de futebol de várzea de São Paulo, que trazem o Arsenal em seus nomes, se enfrentaram para disputar a final no Emirates Stadium, em Londres. E, para esse lançamento, desenvolvemos uma campanha 360 que permite que o público adentre o universo do futebol, principalmente a várzea. Estamos muito contentes com o resultado dos nossos relógios de rua que se transformam em uma experiência para o público”, explica Vinicius Menezes, Gerente de Marketing de OMO.
“Esse projeto mostra como o contexto importa ao transformar o mobiliário urbano em experiência de marca. Ao colocar um gol em movimento em um relógio de rua em frente ao Pacaembu, levamos para o dia a dia das pessoas uma cena reconhecida instantaneamente, gerando surpresa, conversa e reforçando a presença da marca no imaginário do público – especialmente dos amantes de futebol”, afirma Silvia Rammazzotti, Diretora de Marketing da JCDecaux.
Impacto visual
Segundo Fabio Nunes, Diretor de Criação da MullenLowe Brasil – Omnicom, a estratégia para apresentar o Varzenal – Se sujar é glória e ampliar a visibilidade do documentário exigia um formato de grande impacto. Ele explica que a ideia foi despertar a curiosidade das pessoas em espaços que já integram a rotina urbana, transformando elementos cotidianos em peças icônicas do futebol.
A instalação do gol leva a essência da várzea para a rua e conecta o público a esse universo, gerando um impacto real e estimulando o interesse dos espectadores em conhecer mais sobre o projeto.
A ativação reforça o potencial da mídia OOH como plataforma de experiências criativas. Além disso, demonstra como a combinação de cenografia, engenharia e tecnologia pode reinventar elementos urbanos, gerando engajamento e visibilidade em pontos de grande circulação.
Foto: Divulgação