JCDecaux e Porto Seguro lançam projeto-piloto Light Up
A JCDecaux, líder global em mídia Out-of-Home (OOH), em parceria com a Porto Seguro, anuncia o lançamento do projeto-piloto Light Up, iniciativa que transforma um relógio de rua em ponto de iluminação pública emergencial durante quedas de energia na cidade de São Paulo.

A proposta traz uma solução simples e inovadora para um problema recorrente da capital paulista, que, com quase 12 milhões de habitantes, enfrenta apagões frequentes durante o período de chuvas de verão. Mesmo sendo referência mundial em iluminação pública com mais de 541 mil lâmpadas LED instaladas, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), a falta de energia à noite ainda impacta diretamente a sensação de segurança e a mobilidade urbana.
O primeiro relógio de rua com a tecnologia Light Up já está em operação no cruzamento das avenidas Brasil e Brigadeiro Luís Antônio, próximo ao Parque Ibirapuera. O equipamento conta com uma bateria subterrânea fixa que armazena energia da rede elétrica e, em caso de interrupção no fornecimento, aciona automaticamente um modo lanterna, com iluminação LED de alta potência e alcance, capaz de funcionar por até cinco horas. A expectativa é que o projeto seja ampliado para outros pontos da cidade.
Ao transformar o mobiliário urbano em uma espécie de luz de emergência, a iniciativa contribui para aumentar a sensação de segurança, criando áreas de apoio e maior visibilidade para quem circula pela cidade durante a noite ou madrugada. O conceito também dialoga com o projeto “15min!” da Porto Seguro, que oferece atendimento rápido aos segurados entre 22h e 5h, incluindo serviços como pane elétrica, troca de pneus e envio de combustível.
“A parceria com a Porto Seguro reforça o compromisso da JCDecaux de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do mobiliário urbano e do conceito de cidades inteligentes. O Light Up mostra, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e mobilidade urbana podem se unir para resolver desafios reais do dia a dia”, afirma Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux Brasil.
Para a Porto Seguro, o projeto reflete os mesmos valores que orientam suas iniciativas recentes.
“Inovar sempre significou cuidar das pessoas. O lançamento do ‘15min!’ marcou um novo momento para a empresa ao oferecer respostas rápidas nos períodos mais desafiadores. Apoiar o Light Up reforça nosso compromisso com a segurança e com a cidade de São Paulo, unindo agilidade, proximidade e cuidado”, destaca Oliver Haider, superintendente de Marketing da Porto.
Foto: Divulgação