Natura e JCDecaux criam ativação OOH para pessoas com deficiência visual no Metrô de SP

Uma tecnologia de inteligência artificial reconhece a bengala de pessoas com problemas visuais próximas ao mobiliário urbano instalado na Estação Santa Cruz, ativando automaticamente a audiodescrição dos anúncios

A Natura se tornou a primeira marca a apoiar de forma exclusiva e permanente a inovadora iniciativa “OOH Para Todos”. Este projeto pioneiro, lançado pela JCDecaux, líder global em mídia Out of Home (OOH), em colaboração com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Euphoria Creative, introduz o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios e reconhecimento de pessoas com deficiência visual.

A tecnologia que viabiliza essa inclusão foi desenvolvida pela Bizsys, produtora tecnológica e cenográfica. Uma inteligência artificial (IA) embarcada no mobiliário é capaz de identificar a bengala utilizada por pessoas com deficiência visual que se aproximam da estrutura, instalada estrategicamente na Estação Santa Cruz da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. Ao detectar a bengala, o sistema aciona automaticamente a audiodescrição dos anúncios veiculados no local. Estima-se que o equipamento tenha o potencial de impactar diariamente mais de 180 mil pessoas que circulam pela estação.

“Com o ‘OOH Para Todos’, damos um passo importante rumo a uma comunicação mais inclusiva e acessível. Acreditamos no poder do Out of Home não apenas como meio de visibilidade, mas como ferramenta ativa de transformação social, que coloca as pessoas no centro da experiência urbana. Ter a Natura como parceira pioneira nessa iniciativa reforça o potencial desse projeto e inspira o mercado a seguir caminhos mais humanos e inovadores.”, celebra Ana Célia Biondi, CEO da JCDecaux no Brasil.

A primeira campanha veiculada no “OOH Para Todos” pela Natura apresenta o seu mais recente lançamento: o perfume Natura Aura Alba. A comunicação, criada pela NOS (Sistema Operacional Natura) – que integra a agência GALERIA.ag, o estúdio 404 Design & Innovation, a empresa de marketing de influência a.gente e a GAIA, especializada em Inteligência Artificial – gira em torno do conceito “Viva a sua exuberância”.

A protagonista da campanha é a rosa Alba, uma rara rosa branca cultivada no terroir de Konare, nos campos da Bulgária. Este ingrediente inédito na perfumaria mundial é o coração da nova fragrância, simbolizando elegância e exclusividade.

Este projeto inovador para pessoa com deficiência visual representa um avanço significativo na acessibilidade da mídia OOH, demonstrando o potencial da tecnologia para promover a inclusão e oferecer experiências mais ricas e equitativas para todos os cidadãos. A parceria entre JCDecaux, Fundação Dorina Nowill, Euphoria Creative e, agora, a Natura, sinaliza um futuro onde a comunicação urbana é pensada para ser verdadeiramente “Para Todos”.

Foto: Divulgação

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