
Grupo if lança o if Lab para democratizar conhecimento em Brand Experience
O Grupo if, hub de criatividade e referência no dinâmico mercado de live marketing, acaba de dar um passo significativo para transformar o setor com o anúncio do lançamento do if Lab, sua mais nova divisão educacional com foco em brand experience.
A iniciativa, que se destaca como pioneira na América Latina, visa suprir a crescente demanda por profissionais qualificados na área de ativações e eventos, democratizando o conhecimento e impulsionando o crescimento do mercado. Com essa aposta estratégica, o Grupo if projeta um faturamento expressivo de R$ 15 milhões para o ano de 2025.
“Enxergamos que podemos transformar nossa área de atuação por meio da educação, abrindo portas para cada vez mais pessoas jogarem o jogo das grandes marcas. Queremos trazer nossa experiência do dia a dia para o setor educacional, pois é algo necessário para formação e nem sempre está presente nas escolas de marketing. Vemos inúmeros cursos e graduações que são focados no marketing tradicional ou no digital, enquanto o poder do offline cresce cada vez mais.”, celebrou Paula D’Almeida, CMO e cofundadora do Grupo if.
O if Lab já nasce com uma robusta oferta de conteúdo gratuito e multiplataforma, buscando impactar desde estudantes das áreas de comunicação até profissionais de marketing que almejam se especializar em ativações de marca e aqueles que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho. Entre as iniciativas já em curso, destacam-se os podcasts semanais “if Talks”, disponíveis no Spotify, que trazem discussões relevantes e insights do setor.
Além disso, estão sendo distribuídas newsletters com as últimas tendências e análises do mercado, e uma comunidade interativa no WhatsApp (@comunidadeiflab, com acesso facilitado através do link na bio do Instagram da if agência) promove a troca de experiências e networking entre os participantes.
Os planos do Grupo if para o if Lab não param por aí. A iniciativa prevê uma expansão contínua com o lançamento de novos produtos educacionais que estarão disponíveis para aquisição. O objetivo é consolidar o if Lab como uma referência na formação de especialistas em brand experience, construindo uma comunidade engajada e focada na troca de conhecimento prático e aplicável ao dia a dia do mercado.
“Somos o único lugar da América Latina para aprendizado sobre brand experience com quem faz isso na prática para grandes marcas. Além disso, em breve seremos uma porta de entrada para o mercado de experiências, formando e comercializando mão de obra especializada para nossos parceiros. Tudo isso dentro de um grupo com expertise no setor.” resalta Paula.
O anúncio do if Lab chega em um momento de significativo crescimento para o Grupo if. Após a bem-sucedida execução de mais de 200 projetos em 2024 para clientes de peso como Ambev e Diageo, o grupo projeta um crescimento de 350% nos próximos meses. Essa expansão não apenas solidifica sua posição como o maior hub criativo da América Latina, mas também impulsiona a necessidade de ampliar sua estrutura interna para atender à crescente demanda e explorar novas frentes de atuação, com o if Lab no centro dessa estratégia.
“O objetivo é criar um ecossistema robusto que não apenas execute grandes campanhas, mas também ajude a formar e qualificar profissionais na área de marketing de experiência,” conclui Paula D’Almeida, reforçando o compromisso do Grupo if com o desenvolvimento do setor e a democratização do conhecimento.
O lançamento do if Lab promete ser um marco no mercado de brand experience e live marketing da América Latina, pavimentando o caminho para uma nova geração de profissionais altamente qualificados e impulsionando a inovação e o crescimento do setor.
Foto: Divulgação