
Sponsorize aponta as marcas mais lembradas pelo público no Carnaval de BH
O Carnaval de Belo Horizonte consolidou-se como um dos maiores do Brasil, atraindo cerca de 6 milhões de foliões em 2025, um aumento significativo em relação aos 5,5 milhões registrados no ano passado. Esse crescimento acompanha uma tendência nacional, onde o Carnaval se tornou um dos principais palcos para a exposição de marcas e o engajamento direto com o público. Para identificar quais as marcas mais lembradas pelo público e que são espontaneamente associadas ao Carnaval de rua da capital mineira, a Sponsorize, plataforma que coleta dados para mensurar resultados de patrocínios e ativações de marca, conduziu uma pesquisa exclusiva nos blocos da capital mineira.

O estudo mapeou as marcas que se destacaram na lembrança espontânea do público durante a folia, fornecendo informações estratégicas para empresas que buscam otimizar suas ações de marketing para os próximos anos. Além das respostas, a plataforma consegue trazer informações detalhadas sobre as pessoas, como dados sociodemográficos e comportamento de consumo.
Marcas mais lembradas
Os dados apontam as seguintes marcas mais lembradas pelo público no Carnaval de BH 2025:
- Xeque Mate (34%)
- Brahma (18%)
- Ambev (11%)
- Beats (6%)
- Heineken (5%)
- Zé Delivery (5%)
- Skol (3%)
- Lambe Lambe (2%)
- A Equilibrista (2%)
- Prefeitura de Belo Horizonte (1%)
Tais resultados confirmam um movimento já observado em outras pesquisas nacionais: o protagonismo do setor de bebidas alcoólicas no Carnaval. Mas houve um destaque importante com relação aos drinks prontos (RTDs), especialmente aqueles que são de origem belorizontina, como é o caso de Xeque Mate, Lambe Lambe e A Equilibrista.
Marcas de outros segmentos que foram lembradas, apesar de terem sido mencionadas por menos de 1% dos respondentes, foram: Uber, Guaraná Antártica, Sympla, Belotur, Drogaria Araújo, Coca-Cola, 99, GOL e PicPay.
Tendências e oportunidades
67% dos respondentes afirmaram que ver uma marca patrocinando o Carnaval de BH influencia positivamente sua decisão de consumir seus produtos ou serviços.
Isso reforça a relevância das ativações de marca e do investimento estratégico no evento, evidenciando quais empresas conseguiram se destacar e gerar impacto real no público.
“A Sponsorize nasceu para preencher a lacuna entre investimento e retorno real em patrocínios e ativações de marca. Os resultados mostram que o Carnaval de Belo Horizonte se consolidou como um ambiente altamente estratégico para marcas que desejam gerar engajamento e reconhecimento espontâneo. Os dados levantados comprovam que empresas bem posicionadas conseguem fortalecer sua presença na mente do consumidor, aumentando não apenas a lembrança, mas também a intenção de compra. Esse tipo de insight é essencial para que marcas tomem decisões mais assertivas e maximizem o retorno de suas ações em grandes eventos”, destaca Romulo Carvalho, CEO da Sponsorize.

Metodologia
A pesquisa sobre as marcas mais lembradas pelo público no Carnaval de BH obteve mais de 800 respostas e foi realizada em mais de 20 blocos de rua do Carnaval em diversas regiões de Belo Horizonte, entre os dias 15 de fevereiro e 9 de março, o que garante 95% de nível de confiança e menos de 4% de margem de erro.
O período analisado coincide com o intervalo em que as patrocinadoras tiveram direito de uso exclusivo de marca e ativações, conforme acordo com a Belotur. A metodologia adotada foi quantitativa, com amostragem intencional, baseada no interesse espontâneo dos participantes.
Report completo
Para entender mais a fundo sobre quais marcas mais lembradas pelo público no Carnaval de BH e como potencializar as estratégias de patrocínio e ativação de marca, acesse o relatório completo da Sponsorize, que traz o perfil detalhado dos foliões e outros insights exclusivos.
Fotos: Divulgação