Leo Madeiras transforma lojas com obras de arte urbana para valorizar bairros de SP
Em uma ativação que combina arte e varejo, a Leo Madeiras, gigante do setor de materiais para marcenaria, está transformando as fachadas de suas lojas em verdadeiras galerias a céu aberto. Em parceria com o renomado grafiteiro Tico Canato, a marca está revitalizando seis unidades localizadas na capital paulista e Grande São Paulo, com a criação de obras de arte urbana que celebram a cultura urbana e o universo da marcenaria.
A ação, que teve início com a reinauguração da loja São Miguel em outubro, já coloriu as ruas da zona leste com obras de arte que misturam o estilo inconfundível de Tico Canato com elementos da marcenaria, como ferramentas e formas geométricas. A loja São Miguel, com seus 2 mil metros quadrados, se tornou um ponto de encontro para a comunidade local, com eventos como batalhas de rimas em dias de chuva.
Além da Leo Madeiras São Miguel, a Leo Express da Avenida Nordestina, também na capital paulista, já recebeu a ação. Nos próximos três meses, as lojas de Sapopemba, João Dias, Aricanduva e Diadema vão receber os grafites.
“Trazer o grafite para as fachadas de algumas das nossas lojas reforça a essência da Leo Madeiras de ser forte, simples e ter em seus valores a palavra ‘juntos’. Queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, construindo lojas que trazem a força da nossa marca e garantem agilidade no dia a dia”, afirma Nathalia Torres, diretora de marketing e canais digitais da Leo Madeiras.
A escolha do artista e das localidades
A escolha de Tico Canato para o projeto foi estratégica. O grafiteiro, nascido em Santo André e com trabalhos reconhecidos internacionalmente, possui uma profunda conexão com a cidade de São Paulo e uma vasta experiência em projetos culturais e corporativos.
“Além de ser um paulistano de carteirinha, Tico tem um histórico de envolvimento em projetos culturais, sociais e corporativos na cidade, o que o torna parceiro ideal para este novo projeto da Leo Madeiras. Ao transformar a fachada de lojas em arte e colaborar com artistas locais, estamos investindo na cultura e no fortalecimento das comunidades que nos acolhem”, completa Nathalia.
As lojas escolhidas para receber as obras de arte urbana foram selecionadas por suas características arquitetônicas, que permitem a criação de grandes painéis, e por estarem localizadas em regiões com forte presença da cultura do grafite. Além da São Miguel e da “Leo Express” na Avenida Nordestina, as unidades de Sapopemba, João Dias, Aricanduva e Diadema serão transformadas nos próximos meses.
Arte, cultura e comunidade
Para Tico Canato, a parceria com a Leo Madeiras representa uma oportunidade de criar obras de arte urbana que dialogam com o público e celebram a diversidade cultural da cidade.
“Me sinto livre para realizar um trabalho mais autoral, mas levando em consideração o universo de atuação da empresa. Os grafites incluem personagens como o arquiteto, o projetista, o marceneiro e o cliente, mostrando a cadeia produtiva do setor”, explica o artista.
Com essa iniciativa, a Leo Madeiras demonstra seu compromisso com a cultura e com as comunidades onde está presente. Ao transformar suas lojas em espaços de arte e criatividade, a empresa contribui para a valorização do patrimônio cultural da cidade e para a construção de um ambiente mais inspirador e acolhedor para seus clientes.
“Queremos que nossas lojas sejam mais do que simples pontos de venda, queremos que elas sejam parte integrante da paisagem cultural dos bairros em que estamos inseridos. Transformar a pixação, uma expressão popular nas ruas de São Paulo, em arte, pode incentivar os artistas locais e jovens aspirantes a seguir esse caminho artístico. Temos muito orgulho de colaborar para isso”, conclui Nathalia Torres.
Fotos: Divulgação