San Diego Comic-Con 2024: as principais ativações de marca
*Com informações do BizBash
A San Diego Comic-Con International, a mais importante convenção de cultura pop do país, recebe todos os anos, durante o mês de julho, mais de 130 mil fãs da cultura pop. Enquanto a edição do ano passado foi ofuscada pela greve de atores e roteiristas, neste ano, os momentos de destaque voltaram com tudo no evento, realizado entre os dias 25 e 28 de julho.
Mas, para muitos fãs, a verdadeira diversão acontece fora do Centro de Convenções de San Diego, onde grandes marcas se instalam com ativações surpreendentes e extravagantes, sendo muitas com entrada livre. Desde o tributo do FX à série “O Urso”, até a jornada da Max no submundo de “Pinguim”, confira a seguir algumas das melhores ativações de marca da San Diego Comic-Con 2024.
Hulu
O Hulu instalou sua Animayhem Factory em um estacionamento próximo ao centro de convenções. Dentro da fábrica 2D excêntrica, o público descobriu diversas vinhetas interativas e objetos temáticos de animações populares como Futurama, Bob’s Burgers, Family Guy e The Simpsons. Pelo segundo ano consecutivo, o Hulu se uniu à 3CS e à Campfire para a ativação.
Os espaços incluíam a fábrica do refrigerante Slurm de Futurama, com uma Slurm Queen em tamanho real e o sedento Bender, além da chance de ver em primeira mão como o Slurm é produzido.
Entre os demais espaços, havia um espaço com o tema American Dad, no qual os participantes tinham que ajudar a reconstituir Roger, o alienígena, depois de ele ter sido dissecado pela CIA. O desafio inspirado em “Operação” também deu aos fãs a chance de tirar uma foto com o “Cocô de Ouro do Roger”.
Havia também doces da “LardLad Donut Factory” dos Simpsons, um estúdio de gravação inspirado em Bob’s Burgers e muito mais.
FX
O FX ofereceu uma série de experiências imersivas, transportando os fãs para suas séries favoritas do canal com momentos interativos, produtos exclusivos e oportunidades de fotos.
Os destaques incluíram fotos do lado de fora do Paddy’s Pub de It’s Always Sunny in Philadelphia, além de visitas à mansão dos vampiros em Staten Island de O Que Fazemos nas Sombras.
Os visitantes também puderam entrar no interior do restaurante de O Urso, onde foram servidos pratos diários especiais do chef com produtos exclusivos.
Outro destaque foi o FX Fearless Hellevator. Os fãs tiveram a chance de fazer um passeio por 12 momentos assustadores do universo de American Horror Story e ter um vislumbre do mundo de Grotesquerie, a nova série de terror de Ryan Murphy que estreia ainda neste ano.
Adult Swim
Há mais de uma década, a agência de marketing experimental GDX Studios, com sede em San Diego, tem ajudado a Adult Swim com seu festival Adult Swim on the Green na San Diego Comic-Con.
A “Pirate Party” deste ano, localizada fora do centro de convenções, contou com brindes exclusivos e entretenimento noturno, como apresentações de shows. Havia também jogos personalizados inspirados nos programas do Adult Swim.
Max
Para comemorar a tão esperada série original da HBO, O Pinguim, a Max contou com a colaboração da Giant Spoon para transformar o Bloom Nightclub no famoso Iceberg Lounge de Gotham para duas noites de drinques e experiências imersivas.
Os convidados entraram no espaço pelo “Iceberg Descent”, uma experiência imersiva repleta de efeitos especiais, tecnologia tátil, interatividade e conteúdo exclusivo exibido em TVs de tela grande da Samsung.
A descida subterrânea multissensorial – criada em parceria com a BUCK e a VT Pro Design – levou os visitantes ao notório saguão do Iceberg Lounge de Gotham para navegar pelos destroços deixados pelo Charada no final do filme The Batman (2022).
Dentro da área principal da balada, os fãs curtiram DJs ao vivo e sessões de fotos – e tiveram acesso ao santuário interno, 44 Below, mergulhando mais fundo no mundo do Pinguim. Vinte atores estavam à disposição para ajudar a dar vida ao universo da atração.
Por fim, os visitantes também puderam fazer tatuagens temporárias com temas da série.
Paramount+
O Paramount+ trouxe o The Lodge de volta à San Diego Comic-Con pelo segundo ano. Localizada no Gaslamp’s Happy Does, a experiência interativa para fãs apresentou ativações temáticas de várias franquias da Paramount+.
Em uma área, os fãs podiam personalizar seu próprio traje da Frota Estelar em uma área inspirada em Star Trek, ou explorar uma coleção de perfumes inspirados nos personagens da série – e levar para casa o seu favorito – em um ateliê com o tema Ghosts. Havia também um espaço de escritório inspirado em Criminal Minds: Evolution, onde os fãs ajudaram a solucionar um crime, além de uma roda gigante para tirar fotos inspirada em Amigos Imaginários.
O Lodge também deu vida à história de amor entre pizza e Donatello da série Teenage Mutant Ninja Turtles com a Turtle Power Pizza. A pizzaria foi decorada com ilustrações para receber os clientes no ambiente da nova série.
A Nickelodeon e a Paramount+ comemoraram o 25º aniversário de Bob Esponja, mergulhando os convidados em um dia na vida dos campos de águas-vivas da Fenda do Biquíni.
Peacock
A Peacock, em parceria com a 3CS e a Campfire, usou a San Diego Comic-Con como plataforma para empolgar o público com Those About To Die, uma nova série lançada pela plataforma de streaming em julho.
A ativação foi realizada na forma de um espetáculo de corrida de carruagens em miniatura, inspirado no Circus Maximus, um antigo estádio romano de corrida de carruagens.
Na entrada, o público foi dividido em cinco facções do programa e teve a chance de pegar um par de rédeas para levar a carruagem de sua equipe à vitória.
IMDB
A IMDb colaborou com a NVE Experience Agency para receber os participantes da San Diego Comic-Con no IMDboat.
A bordo, os convidados exploraram o Lounge de Relaxamento e Recarga DiGiorno, a Vitrine Disney Lorcana TCG e a Cabine Fotográfica Os Anéis do Poder da Prime Video, e jogaram o jogo interativo “Guess Who” inspirado no IMDb Trivia.
Ao entrar no IMDboat, os fãs receberam um passaporte personalizado para coletar carimbos exclusivos em ativações. Aqueles que coletaram todos os carimbos receberam um chapéu de capitão e um leque com a assinatura da IMDb.
eBay
A fachada do eBay Live serviu como um ponto de encontro para os talentos realizarem apresentações ao vivo, visíveis para todos os participantes que passavam pelo local durante o show.
Dentro do estúdio de transmissão, os participantes puderam assistir às transmissões ao vivo, ver os produtos e saber mais sobre o eBay Live por meio de exibições interativas e o envolvimento de embaixadores da marca.
A eBay criou o espaço em parceria com a CNC Agency.
Fotos: Divulgação