Samsung Ocean anuncia parceria com a Universidade de Brasília
O Samsung Ocean, programa de capacitação tecnológica da Samsung, anuncia a expansão de suas atividades por meio de parceria inédita com a Universidade de Brasília (UnB). Com início das atividades previsto ainda este mês, a parceria oferecerá conteúdos gratuitos de capacitação tecnológica ministrados por docentes da instituição, incluindo aulas e cursos sobre Inteligência Artificial, Digital Health e Empreendedorismo Inovador nos modelos presencial e online.
O Samsung Ocean é reconhecido por oferecer capacitação tecnológica gratuita e de qualidade em todo o Brasil. Além disso, o programa aborda os principais temas do mercado de tecnologia e inovação.

Os alunos têm a oportunidade de participar de aulas, cursos e eventos gratuitos de forma remota ou presencial. Adicionalmente, as instituições parceiras, como USP e UEA, oferecem certificados de participação aos concluintes.
“Ter a Universidade de Brasília como nova parceira nos permite começar 2026 expandindo a atuação do Samsung Ocean e oferecendo oportunidade de qualificação profissional para ainda mais pessoas. Para além dos cursos e aulas, o Samsung Ocean promove a capacitação tecnológica de forma imersiva, com laboratórios, workshops e oportunidades de networking com especialistas, elevando a qualificação de profissionais para o mercado de tecnologia e inovação e permitindo que aprofundem seus conhecimentos nas mais diversas áreas, o que inclui temas como saúde e robótica”, afirma Eduardo Conejo, diretor de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
Fundado em 2014, o Samsung Ocean iniciou com aulas e cursos presenciais em São Paulo e Manaus. Em abril de 2020, também passou a oferecer aulas no formato remoto. Até hoje, o programa realizou mais de 6 mil treinamentos, somando 215 mil pessoas capacitadas.
Parceria de sucesso
A parceria com a Universidade de Brasília integra o projeto Residência em TIC 53, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Além disso, conta com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito do PPI Softex.
O objetivo principal é aumentar a capacitação de profissionais em tecnologia da informação e comunicação, com foco em saúde digital. A iniciativa tem vigência inicial de três anos, de outubro de 2025 a setembro de 2028.
“Com o início das atividades previsto já para este mês de janeiro de 2026, o Projeto Samsung Ocean na Universidade de Brasília marca uma nova etapa na capacitação tecnológica do Distrito Federal. Ofereceremos, de forma ampla e gratuita, conteúdos de ponta ministrados por especialistas e docentes da UnB, abrangendo áreas cruciais como Inteligência Artificial, Digital Health, Empreendedorismo Inovador, Desenvolvimento Ágil e Fabricação Digital. Estamos extremamente entusiasmados, pois estas ações inauguram um ciclo promissor”, afirma Nilton Correia da Silva, coordenador do Ocean UnB e Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharias da UnB.
A Universidade de Brasília possui mais de 500 acordos e parcerias com instituições de 50 países. Além disso, está entre as 20 melhores universidades da América Latina, segundo o Times Higher Education World University Rankings (THE) 2026.
Para saber mais sobre as atividades do Samsung Ocean, acesse o site oficial do programa. Assim, você pode acompanhar a programação completa de cursos e novidades na Samsung Newsroom Brasil.
Foto: Divulgação