Rock in Rio e The Town anunciam o evento “Amazônia para Sempre”

O evento vai acontecer no Rio Guamá, em Belém do Pará, em setembro de 2025, como parte das atividades da 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30)
Rock in Rio e The Town anunciam o evento “Amazônia para Sempre”

Rock in Rio e The Town, em uma ação inovadora e comprometida com a preservação ambiental, anunciaram o evento “Amazônia para Sempre”, que será realizado em setembro de 2025, em um grande espetáculo que promete colocar a Amazônia no centro das atenções nacionais e internacionais. O evento vai acontecer no Rio Guamá, em Belém do Pará, como parte das atividades da 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas.

Parceria de gigantes

A realização do evento “Amazônia para Sempre” é fruto da parceria entre os festivais The Town e Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio do Governo do Estado do Pará, da Rede Brasil do Pacto Global e da Gerdau. A produção terá um grande artista internacional, cujo nome será anunciado em breve, e a apresentação ocorrerá em um palco flutuante em formato de vitória-régia, projetado para criar uma conexão mágica entre a música e a natureza.

“Temos o compromisso de usar nossos festivais como ferramentas de engajamento Por Um Mundo Melhor. Essas quatro palavras resumem nosso propósito, valores, missão e cultura. Não há cenário de mundo melhor sem uma Amazônia preservada, na qual as pessoas e a natureza sejam valorizadas. Amazônia para Sempre tem objetivo de dar visibilidade e contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta. Vamos usar o poder de mobilização de Rock in Rio e The Town para atrair os olhares para esta causa tão importante”, destacou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.

“O projeto ‘Amazônia Para Sempre’ é mais um passo importante para consolidar a liderança do Pará na agenda de proteção da floresta amazônica. Estamos ao lado do Brasil e do Governo do Pará na realização da COP 30, que vai colocar Belém e a Amazônia no centro das atenções globais. Será uma oportunidade incrível para que o mundo conheça ainda mais a diversidade dessa região. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença por um mundo mais inclusivo, com a floresta amazônica preservada”, completa Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale.

“É uma oportunidade ímpar para o Pacto Global da ONU – Rede Brasil participar desse projeto, que se conecta por música com a sociedade para celebrar a cultura e a arte da Região Amazônica, mas também alertar sobre emergência climática, desigualdades sociais, entre outras pautas, e mobilizar diferentes atores, mas principalmente, às empresas para agirem de forma efetiva na aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Nesse sentido, essa iniciativa da Rock World, do Rock in Rio, é muito importante para dar visibilidade e atrair mais investimentos para essa agenda”, defende Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Atrações e intervenções artísticas

Além do show principal, a cidade de Belém receberá um espetáculo gratuito durante o “Amazônia para Sempre”, com artistas regionais e nacionais, previsto para o mesmo dia. A programação será anunciada em breve, prometendo atrair um grande público local e visitantes.

No Dia Brasil do Rock in Rio, celebrado em 21 de setembro, a contagem regressiva para o evento começou com uma intervenção artística no Palco Mundo, utilizando videomapping e luzes para exaltar a cultura e os elementos da floresta.

Investimento em iniciativas locais

No dia 4 de outubro, será lançado um edital privado de R$ 2 milhões para financiar iniciativas locais focadas em bioeconomia e empreendedorismo na Amazônia. As inscrições estarão abertas até 18 de outubro de 2024, com o intuito de construir um legado sustentável para as comunidades locais.

Documentário e sustentabilidade

O Amazônia para Sempre também contará com a produção de um documentário que abordará os bastidores do evento, conectando música e ativismo climático. O evento terá uma importância crucial para promover o turismo e a economia local, sempre com foco em práticas sustentáveis.

Compromisso com a sustentabilidade

Os festivais Rock in Rio e The Town têm um histórico de iniciativas sustentáveis, com investimentos de R$ 118 milhões em projetos de educação e reflorestamento. Desde 2016, a iniciativa Amazônia Live já plantou 4 milhões de árvores na região.

Defesa da floresta

Com a realização do “Amazônia para Sempre”, os organizadores buscam unir forças para preservar a maior floresta tropical do mundo e mobilizar a sociedade em torno da urgência de ações para mitigar as mudanças climáticas. O evento promete não apenas entreter, mas também educar e engajar o público em causas ambientais essenciais.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.