
Riot Games e B3 unem forças para promover educação financeira no universo de LoL
A Riot Games, renomada desenvolvedora e publicadora de jogos, anunciou uma parceria inovadora com a B3, a bolsa de valores do Brasil, para a Temporada 2025 do Circuito Desafiante, o campeonato de League of Legends (LoL) que reúne os times do Tier 2 do cenário competitivo brasileiro. A colaboração, que visa conectar o mundo dos games ao universo do mercado financeiro, tem início no dia 17 de março, durante a 13ª edição da Global Money Week, campanha global de conscientização sobre educação financeira para jovens.
A parceria estratégica tem como objetivo principal levar educação financeira para a comunidade gamer, especialmente para as gerações Z e Y, que representam uma parcela significativa desse público. Segundo o estudo “Explorando o Universo Gaming no Brasil” da Comscore, 39% dos gamers brasileiros têm entre 25 e 34 anos, 14% têm entre 18 e 24 anos, e 25% têm entre 35 e 44 anos.
“O cenário de Esports evolui constantemente, e acreditamos que preparar a nova geração de profissionais vai além do desempenho dentro do jogo. Envolve também o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas carreiras e vidas enquanto cidadãos. Por isso, estamos muito entusiasmados em anunciar esta parceria inovadora com a B3 para o Circuito Desafiante 2025. Unir o potencial competitivo de League of Legends com a educação financeira reforça nosso compromisso com um ecossistema mais sustentável e com o desenvolvimento da comunidade de Esports na nossa região”, declara Juarez “Tchê” Fraga, Business & Partnership Manager na Riot Games.
“Vimos na parceria entre a B3 e a Riot Games o potencial para levar educação financeira para um público interessado em games e que talvez tenha dúvidas sobre mercado financeiro. Queremos conectar esses dois universos por meio de analogias entre as estratégias utilizadas nos e-sports com a construção da diversificação de carteira de investimentos, e assim levar conhecimento para esse público tomar decisões sobre o próprio dinheiro”, completa Christianne Bariquelli, superintendente de Educação na B3.
Iniciativas da parceria
A campanha de Riot Games e B3 com educação financeira para jovens conta com diversas iniciativas:

Imersão financeira para jogadores profissionais
Ao longo do ano, os jogadores do Circuito Desafiante participarão de uma imersão na área financeira, com o objetivo de aprender mais sobre o tema com profissionais da B3.
Conteúdo educativo para o público
O público que acompanha o campeonato terá acesso a conteúdos exclusivos sobre saúde financeira nas redes sociais e durante as transmissões dos jogos, com a participação de personalidades do universo dos Esports de LoL.
Plataforma de conteúdo gratuito
A B3 disponibilizará sua plataforma de conteúdos gratuitos sobre educação financeira para a comunidade gamer.
Arena B3 como palco do Circuito Desafiante
No dia 17 de março, a Arena B3, localizada no centro histórico de São Paulo, será transformada em uma arena gamer para receber o jogo de estreia do Circuito Desafiante, narrado pelos casters Gruntar e Colisimus. O espaço também será palco de um showmatch com a participação dos ex-jogadores profissionais de LoL Revolta e Tockers, além de outras personalidades da comunidade gamer, como Mylon.
Watch parties na Arena B3
Ao longo do campeonato, a Arena B3 sediará watch parties, proporcionando interação entre a comunidade gamer e o ambiente do mercado financeiro.
Transmissão
O Circuito Desafiante estreia no dia 17 de março, às 17h, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Twitch da Riot Games, além dos costreamers oficiais. Também é possível acompanhar nos perfis da Riot Games no Instagram, X, TikTok.
Fotos: Divulgação