Riachuelo exibe documentário e faz debate sobre sustentabilidade na moda com evento em sua sede

O encontro foi um marco para o movimento “Moda que transforma” e teve como ponto central a exibição do filme Seu Estilo, Seu Impacto — uma produção dirigida por Luciana Brafman e Ricardo Carioba

Riachuelo exibe documentário e faz debate sobre sustentabilidade na moda com evento em sua sede

A Riachuelo, uma das maiores varejistas de moda do Brasil, reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade na moda em um evento especial realizado no dia 10 de abril em sua sede, no bairro do Butantã, em São Paulo, com transmissão ao vivo para seus consumidores e colaboradores, carinhosamente chamados de “RCHLOVERS“. O encontro marcou um novo capítulo no movimento “Moda que transforma” da empresa, tendo como ponto central a exibição do aclamado documentário “Seu Estilo, Seu Impacto“.

A produção audiovisual, dirigida por Luciana Brafman e Ricardo Carioba, com roteiro de Janaína Fischer, convida o público a uma profunda reflexão sobre os complexos desafios ambientais e sociais intrínsecos à indústria da moda. O curta-metragem mergulha em temas cruciais como a opacidade nas cadeias de produção, os impactos negativos do modelo de fast fashion e a urgente necessidade de transição para uma economia circular.

“Acreditamos que a moda pode — e deve — ser parte da solução. Assumir o nosso papel nessa transformação é olhar com responsabilidade para cada etapa da cadeia, questionar modelos ultrapassados e buscar, de forma coletiva, caminhos mais justos e sustentáveis para o nosso setor. É por isso que seguimos promovendo espaços de escuta, reflexão e aprendizado contínuo.”, declarou a Riachuelo em comunicado oficial.

O documentário “Seu Estilo, Seu Impacto” já colhe frutos de seu impacto e qualidade, tendo conquistado reconhecimento internacional com o prêmio de Melhor Diretor de Documentário para Luciana Brafman no Kaia International Film Festival, realizado na Turquia. Além disso, a obra foi selecionada para a prestigiada edição de 2025 do Festival de Cinema Brasileiro em Paris, evidenciando sua relevância e potencial para gerar discussões globais.

A programação do evento na sede da Riachuelo foi enriquecida por uma roda de conversa que reuniu nomes importantes do setor, os quais também participaram do documentário. Entre os palestrantes estavam Fernanda Simon, representante do movimento Fashion Revolution, Taciana Abreu, diretora de Sustentabilidade da Riachuelo, e a própria Luciana Brafman, produtora e diretora do filme.

Taciana Abreu destacou a importância da produção para o avanço da conscientização dentro da indústria e da sustentabilidade na moda: “O documentário mostra de forma muito didática os impactos do nosso setor e, ao mesmo tempo, nos inspira mostrando caminhos e soluções para sermos protagonistas na transformação da nossa própria indústria.”

A iniciativa da Riachuelo demonstra um passo significativo em sua jornada rumo a práticas mais sustentáveis e transparentes. Ao promover a exibição de um documentário crítico e ao fomentar o debate sobre a sustentabilidade na moda com especialistas, a empresa busca engajar seus consumidores, colaboradores e toda a cadeia de valor da moda na construção de um futuro mais consciente.

A transmissão ao vivo do evento permitiu que um público amplo acompanhasse a discussão, evidenciando o crescente interesse e a urgência da temática da sustentabilidade no universo da moda.

Fotos: Reprodução/LinkedIn

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.