Paris 2024: as marcas que conquistaram a medalha de ouro com suas ações de marketing

Apesar dos limites impostos pelo COI, as marcas estão encontrando formas criativas de aproveitar o maior evento esportivo do mundo com suas ações de marketing
Paris 2024: as marcas que conquistaram a medalha de ouro com suas ações de marketing

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão movimentando bilhões de euros em patrocínios. Quase uma centena de marcas, entre as quais gigantes como Samsung, LVMH, Corona e Coca-Cola, firmaram acordos com o Comitê Olímpico Internacional (COI) ou com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Os valores arrecadados com essas parcerias ultrapassam 1 bilhão de euros. Apesar das restrições, as marcas surfaram na onda dos jogos e realizaram ações de marketing que são medalha de ouro!

Quebrando paradigmas

Tradicionalmente, os Jogos Olímpicos são conhecidos por seus patrocínios “silenciosos”, nos quais as marcas investem em ações de relacionamento e comunicação sem ter uma exposição direta, uma vez que são proibidas de aparecer nas competições e uniformes dos atletas. No entanto, a edição de 2024 marca uma nova era, com algumas empresas inovando em suas estratégias de marketing. Confira a seguir algumas dessas ações.

Apesar dos limites impostos pelo COI, as marcas estão encontrando formas criativas de aproveitar o maior evento esportivo do mundo com suas ações de marketing. Mas quais empresas estão tirando o máximo proveito dessas oportunidades?

A análise do desempenho de cada patrocinador é complexa e envolve diversos fatores, como o alcance da campanha, a relevância da marca para o público-alvo e a integração com os valores olímpicos. No entanto, é inegável que a presença das marcas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 está mais visível e inovadora do que nunca.

Samsung

Como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos, a Samsung se destacou com suas ações de marketing ao entregar 17 mil celulares para todos os atletas participantes, permitindo que eles tirassem selfies no pódio e compartilhassem suas experiências nas redes sociais.

O Galaxy Z Flip 6 Olympic Edition possui as mesmas especificações do modelo original, mas com a adição de um eSIM 5G com 100 GB de dados, o aplicativo oficial das Olimpíadas, além de aplicativos e serviços exclusivos para uso durante o evento.

Cerca de 17.000 unidades do Samsung Galaxy Z Flip6 Edição Olímpica foram levados à Vila Olímpica e Paralímpica de Paris 2024 por meio de um programa de transporte dedicado e especialmente coordenado, para distribuição a todos os atletas competidores em Paris 2024.

LVMH

O bilionário francês Bernard Arnault, à frente do conglomerado de luxo LVMH, selou uma parceria milionária com os Jogos Olímpicos de Paris, investindo cerca de 150 milhões de euros para promover suas marcas com suas ações de marketing.

A Louis Vuitton assinou o design e a fabricação de dois baús de transporte das medalhas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024, e de outros dois para as tochas oficiais.

A cerimônia de abertura se transformou em uma verdadeira vitrine para a LVMH, com artistas como Lady Gaga e Aya Nakamura desfilando em criações exclusivas da Dior.

A influência da LVMH foi ainda mais evidente com a Berluti vestindo os atletas franceses, as joias Chaumet adornando as medalhas e a Louis Vuitton criando peças icônicas para o evento.

Coca-Cola

A Coca-Cola, que é a mais antiga patrocinadoras dos Jogos Olímpicos, usou ações de marketing como a adoção de práticas mais sustentáveis durante os jogos de Paris 2024, como a distribuição de copos reutilizáveis e o uso de garrafas de vidro recicláveis para servir as bebidas.

Além disso, a marca de bebidas ofereceu garrafas douradas da Smartwater aos atletas durante a cerimônia de abertura, garantindo uma exposição discreta, mas eficaz.

Corona Cero

A Corona Cero realizou grandes ações de marketing ao levar suas Golden Venues em 11 locais em todo o mundo para promovê-la como a primeira marca de cerveja patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

No Brasil, a ativação da marca esteve localizada na Praia do Arpoador, no Rio, oferecendo aos cariocas e turistas a chance de sair da rotina para apoiar os atletas olímpicos no enorme espaço ao ar livre da marca, que combina esporte, música, natureza, bem-estar e diversão.

Mas essa não foi a ação de ouro da marca durante os Jogos Olímpicos Paris 2024. A Corona Cero mostrou sua expertise em marketing esportivo ao criar uma ação rápida e eficaz em homenagem a Gabriel Medina.

O outdoor gigante com a imagem do surfista foi uma jogada estratégica que reforçou a conexão da marca com o universo do surf.

A mesma foto também foi reproduzida em uma ação da marca nas areais da praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral paulista, cidade natal do atleta.

Fotos: Divulgação e reprodução/redes sociais

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