Papai Noel inflável é baixado na Avenida Paulista após ventos acima de 80 km/h
Rajadas de vento que passaram dos 80 km/h provocaram diversos danos em todo o Estado de São Paulo no dia 10 de dezembro. Na capital, um dos episódios que mais chamou atenção foi a “queda” do tradicional Papai Noel inflável que faz parte da decoração natalina na região da Avenida Paulista. Apesar de diversos veículos de imprensa afirmarem que a estrutura caiu, ela na verdade foi baixada, exatamente para garantir a segurança do público.

A LGL Case, responsável pela produção do Natal Iluminado, informou que o Papai Noel inflável localizado na Avenida Paulista não caiu. A estrutura foi baixada de forma programada devido às chuvas e aos ventos intensos registrados na tarde de 10 de dezembro.
Esse procedimento está previsto nos protocolos de operação para condições climáticas desse tipo e é aplicado sempre que há variação significativa do tempo, garantindo a continuidade da programação.
As equipes já iniciaram os trabalhos de remontagem, e o adorno retornará ao seu formato habitual nas próximas horas.
A Prefeitura de São Paulo informou, em nota, que decidiu suspender as atividades do Natal Iluminado como medida preventiva, “visando garantir a segurança da população diante das fortes rajadas de vento”.
Ciclone extratropical provoca alertas
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as rajadas intensas estão relacionadas a um ciclone extratropical que afetou áreas das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno climático gerou alertas meteorológicos em nove estados, elevando a preocupação com danos e riscos à população.
Foto: Mário André Monteiro/Arquivo Pessoal